Polymarket adquire exchange e volta a operar nos EUA
Após várias polêmicas envolvendo as eleições de 2024, a plataforma de mercados preditivos Polymarket está de volta aos Estados Unidos. Para isso, a empresa adquiriu a exchange americana QCEX, que opera de forma regulamentada no país, o que lhe dá uma maneira indireta de entrar nos EUA novamente.
Desde 2022, a Polymarket interrompeu suas atividades nos EUA. Isso aconteceu mesmo antes das acusações de manipulação envolvendo o pleito eleitoral. Enquanto a maior parte das pesquisas dava a vitória da democrata Kamala Harris, a Polymarket apontava para a vitória de Trump.
O resultado foi que o atual presidente venceu com uma margem ampla e controlou as duas casas do Congresso. Recentemente, a Polymarket também fez apostas a respeito do perdão de Trump a Ross Ulbricht e até de uma possível demissão do presidente do Federal Reserve (Fed).
Shayne Cooper, CEO da Polymarket, foi até o X comemorar a decisão e anunciar a nova compra. “Polymarket está voltando para casa”, comemorou o CEO.

Polymarket compra exchange para facilitar retorno
De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a Polymarket poderá retornar aos EUA após quase três anos. Na época, a Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC) afirmou que a plataforma não tinha autorização para operar. Dessa forma a Polymarket não poderia operar no país.
Contudo, ela não deixou de ser acessada por clientes dos EUA, pois a lei não proíbe o acesso. Mas eles não podiam apostar nem fazer negociações na Polymarket. De fato, a maior parte das movimentações da Polymarket durante as eleições veio de cidadãos usando VPNs para driblar essa proibição.
Para driblar essa restrição, a Polymarket adquiriu a pouco conhecida QCEX, que solicitou o licenciamento da CFTC em 2022, mas só obteve aprovação regulatória em 9 de julho. Isso permite que a Polymarket corte caminho no processo de obter licença para operar nos EUA.
“Esta aquisição não se trata apenas de uma licença. É o retorno da Polymarket para casa, mais forte e pronta para atender os usuários americanos novamente”, disse Cooper.

Fim da investigação
A medida ocorre apenas uma semana após a CFTC e o Departamento de Justiça dos EUA encerrarem sua investigação contra a Polymarket sobre a violação dos termos de um acordo com as autoridades americanas.
Em 2022, a CFTC acusou a Polymarket de operar ilegalmente uma plataforma de negociação de derivativos não registrada. A Polymarket fez um acordo com a CFTC e concordou em bloquear o acesso de usuários americanos à sua plataforma.
O retorno da Polymarket aos EUA segue uma mudança de postura das autoridades em relação à indústria. Tanto a SEC quanto a CFTC estão se aquecendo em relação ao setor em meio à aprovação de regulamentações pró-criptomoedas, como a Lei GENIUS.
No mês passado, surgiram relatos de que a Polymarket está de olho no status de unicórnio, já que seu valor poderia chegar a US$ 1 bilhão. Essa estimativa veio depois que a empresa anunciou planos de levantar US$ 200 milhões em uma rodada de investimento.
O post Polymarket adquire exchange e volta a operar nos EUA apareceu primeiro em CriptoFacil.