Prazos para SEC analisar pedidos de ETF de Bitcoin spot se aproximam; veja datas
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) perdeu sua disputa judicial contra a Grayscale e terá que revisar o pedido da gestora para tornar o produto GBTC em um ETF de Bitcoin spot (à vista).
Agora, a agência reguladora está contando os dias para ter que avaliar vários outros pedidos para lançamento de fundos negociados em bolsas que rastreiam o preço à vista do BTC.
Conforme levantou a Bloomberg, algumas decisões importantes na corrida provavelmente ocorrerão esta semana. A SEC terá que analisar, por exemplo, as solicitações de Bitwise, BlackRock, VanEck, WisdomTree e Invesco pouco antes do fim de semana do Dia do Trabalho nos EUA, segunda-feira (4).
A SEC pode rejeitar, aprovar ou então atrasar os pedidos. O pedido da Bitwise, em particular, será considerado até sexta-feira, dia 1º de setembro. Os demais estão previstos para o dia seguinte, o que torna provável que a SEC opine antes do fim de semana.
SEC e os ETFs de Bitcoin spot
Ainda de acordo com a reportagem, analistas do setor preveem que a SEC mais uma vez tentará atrasar uma decisão. Isso porque a agência reguladora dos Estados Unidos já havia adiado no início de agosto a 21Shares para sua aplicação spot de Bitcoin com a ARK Investment Management. Antes disso, negou vários outros pedidos.
Boa parte da comunidade do Bitcoin aguarda ansiosa a aprovação do primeiro ETF de Bitcoin spot da história dos EUA. Acredita-se que o instrumento de investimento facilitará a entrada de investidores no mercado cripto, impulsionando o preço do Bitcoin e dos demais ativos digitais. Os reguladores, no entanto, argumentam que os ETFs não oferecem proteção aos investidores.
A Gemini, exchange de criptomoedas fundada pelos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss, foi a primeira empresa a tentar um ETF Bitcoin ainda em 2013. A SEC rejeitou o pedido e todos os outros que o sucederam.
No mês de junho, a BlackRock Inc. acelerou a corrida por um ETF spot de Bitcoin quando entrou com o pedido junto à SEC. A gestora de ativos tem um bom histórico de aprovação de produtos de investimento com o regulador, o que animou a comunidade cripto. O preço do Bitcoin chegou a tocar os US$ 31.000, mas recuou nos dias seguintes.
O Bitcoin voltou a subir nesta semana quando a Grayscale ganhou o processo contra a SEC. No momento da redação desta matéria, o BTC está custando US$ 27.250, tendo valorizado cerca de 5% no acumulado da última semana.
- Leia também: Binance facilita envio de criptomoedas para contas bancárias na América Latina com ‘Send Cash’