Previsão de ganhador do Prêmio Nobel de Economia assusta investidores – Bitcoin pode perder o seu valor em 10 anos?
Em 2013, Eugene Fama ganhou o Prêmio Nobel de Economia. Agora, ele fez uma previsão que assustou o mundo: o Bitcoin pode perder o seu valor em 10 anos. Durante a sua participação no podcast Capitalisn’t, o economista questionou o suporte estrutural do Bitcoin e a sua capacidade de manter a valorização atual.
No ano passado, o preço do Bitcoin (BTC) atingiu recordes e alcançou uma capitalização de mercado superior a US$ 2 trilhões. Agora, o “pai das finanças modernas”, Eugene Fama, afirmou que o Bitcoin é fundamentalmente falho e lançou a sua previsão de que a maior criptomoeda do mercado perderá todo o seu valor e chegará a zero nos próximos anos.
Fama acredita que o Bitcoin se tornará inútil e sua previsão abalou o mercado exatamente no momento em que a criptomoeda se tornou o sétimo ativo mais valioso do mundo. Durante a entrevista no podcast, o economista afirmou que criptomoedas violam todas as regras de um meio de troca. Além disso, diss que não possuem um valor real estável. Por ter um valor real altamente variável, Fama acredita que o BTC não deve sobreviver por muito tempo.
Teoria de Eugene Fama sobre o futuro do Bitcoin
O economista Eugene Fama trouxe suas ideias sobre o mercado cripto durante o podcast Capitalisn’t, cujo foco é falar sobre as maneiras como o capitalismo funciona atualmente. O programa é apresentado por Bethany McLean e pelo professor de economia, Luigi Zingales. Nos episódios, os debatedores costumam explicar como o capitalismo pode dar errado e o que pode ser feito para consertá-lo.
No episódio que contou com a participação de Eugene Fama, Luigi Zingales questionou o ganhador do Nobel de Economia sobre a probabilidade de o valor do Bitcoin chegar a zero em 10 anos. Fama respondeu que acredita que essa chance é próxima de um, ou seja, é uma grande possibilidade.
O economista reconheceu, ainda, que existe um cenário de muita incerteza envolto no futuro do Bitcoin, de forma que não é possível saber exatamente quando um colapso pode acontecer. Ainda assim, a sua previsão tem um grande peso para todo o mercado, já que o seu trabalho se baseia em mercados de capitais eficientes.
Fama ganhou o Prêmio Nobel de Economia com sua tese pioneira da Hipótese do Mercado Eficiente. Segundo ele, não é possível obter consistentemente retornos superiores ao mercado. Embora reconheça a sua hipótese como apenas um modelo, com margem de erro, ele sustenta de forma muito precisa como a maioria das pessoas deve encarar os investimentos.
Assim, não é apenas o Bitcoin que Fama questiona. Ele coloca em questão toda a tecnologia blockchain, por acreditar que é algo caro e insustentável. Eugene Fama destacou que, se o Bitcoin mantiver o seu valor a longo prazo, será necessário que os investidores comecem a repensar a compreensão de dinheiro e, principalmente, de mercados.
Como o ganhador do Nobel vê a regulamentação do mercado de criptomoedas
Durante a entrevista, Eugene Fama falou sobre a sua visão da intervenção do governo no mercado de criptomoedas. Como o economista se considera um libertário, sob esse ponto de vista, não haveria nada a ser feito pelo governo. No entanto, se houver interferência, é necessário pensar uma forma de fazer isso acontecer.
O anfitrião do podcast Capitalisn’t, Luigi Zingales, que também é professor de economia, sugeriu que a solução pode ser manter o mercado de ativos digitais separado do sistema tradicional. Isso significa construir um sistema próprio e não substituir o que já existe, evitando que todos paguem um preço alto caso esse novo sistema não funcione.
No entanto, embora as previsões possam ser assustadoras, Eugene Fama destacou que ainda há muita incerteza e que as suas previsões podem estar erradas. O debate sobre o futuro do Bitcoin engloba questões mais amplas sobre a natureza do valor. Isso inclui o papel do governo nos mercados financeiros e o potencial de inovação tecnológica, a fim de reformular a compreensão que temos do dinheiro.
Embora não tenhamos como saber se a previsão de Eugene Fama está correta ou não, o mais importante é que a sua análise ressalta os grandes desafios que as criptomoedas representam, tanto para a teoria quanto para a prática econômica tradicional.
Pré-venda de MIND of Pepe
Há um novo token com tema de sapo em destaque no mercado, o MIND of Pepe. O projeto criou um agente de IA auto-evolutivo que interage com o Twitter e outras plataformas de mídias sociais. À medida que ele se envolve com influenciadores, sua popularidade aumenta. Com o tempo, o MIND of Pepe poderá criar os seus próprios tokens e fornecer insights exclusivos aos detentores de $MIND.
O MIND of Pepe promete ser capaz de redefinir o que significa ser um agente de IA e interromper a dinâmica tradicional do mercado de criptomoedas. Os detentores de tokens $MIND ganham acesso antecipado às criações e insights do MIND of Pepe. Os participantes da pré-venda também podem fazer staking com $MIND para maximizar suas recompensas passivas.
Aviso: Este artigo tem funcionalidade exclusivamente informativa, e não constitui aconselhamento de investimento ou oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.
O post Previsão de ganhador do Prêmio Nobel de Economia assusta investidores – Bitcoin pode perder o seu valor em 10 anos? apareceu primeiro em CriptoFacil.