Primeiro ETF alavancado de futuros de Bitcoin será lançado nos EUA

Share

etf-bitcoin

A Volatility Shares conseguiu um marco histórico no setor financeiro dos Estados Unidos. Seu Fundo Negociado em Bolsa (ETF) chamado 2x Bitcoin Strategy ETF (BITX) será o primeiro ETF de criptomoeda alavancado disponível nos EUA.

Stuart Barton, diretor de Investimentos da Volatility Shares, revelou nesta sexta-feira (23) que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovou o fundo. A SEC, contudo, ainda não confirmou a aprovação.

Segundo Barton, isso pavimenta o caminho para o seu lançamento na próxima terça-feira e marca uma importante vitória para a indústria de criptomoedas e também pavimenta o terreno para a possível aprovação de um ETF spot de BTC.

“É emocionante ver ativos digitais na estrutura do ETF”, disse o executivo.

Um ETF alavancado em duas vezes permite que os clientes obtenham exposição ao Bitcoin alavancado. Ou seja, o valor investido é teoricamente multiplicado por dois. A declaração do prospecto disse que o ETF corresponderia ao Índice Diário de Futuros de Bitcoin do CME.

ETF de Bitcoin

Esse avanço ocorre após a valorização constante do Bitcoin, que ultrapassou recentemente a marca de US$ 30.000, após várias empresas de investimento tradicionais, como a BlackRock, solicitarem à SEC a aprovação de ETFs de Bitcoin no mercado spot.

No entanto, o caminho dos ETFs de BTC vem sendo pavimentado há tempos. O primeiro pedido de um ETF de Bitcoin nos EUA data de 2013, quando os irmãos Winklevoss tentaram, sem sucesso, obter a aprovação da SEC para lançar tal produto.

Porém, em outubro de 2021, o cenário financeiro dos Estados Unidos presenciou um momento decisivo para a indústria de criptomoedas, com a aprovação dos primeiros ETFs de futuros de BTC.

Naquela época a SEC, sob a liderança do presidente Gary Gensler, deu sinal verde para o lançamento do ProShares Bitcoin Strategy ETF, um fundo negociado em bolsa que acompanha os futuros de BTC, e não a própria criptomoeda.

Este movimento marcou uma inflexão notável na perspectiva regulatória sobre as criptomoedas e abriu caminho para uma maior adoção institucional do Bitcoin.

.

  • 23 de Junho, 2023