Projeto apoiado por Trump lança reserva estratégica de criptomoedas para fortalecer mercado

Share

Imagem de Trump em um fundo com símbolos de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, representando o impacto das finanças digitais.

Enquanto a Reserva Nacional Estratégica de Bitcoin dos Estados Unidos não sai do papel, outros projetos avançam nesse campo. A World Liberty Financial (WLFI), projeto DeFi apoiado pela família Trump, acaba de anunciar a “Macro Strategy”. Trata-se de uma reserva de criptomoedas destinada a mitigar a volatilidade do mercado, dando mais estabilidade e resiliência para projetos selecionados.

A World Liberty Financial Inc. (WLFI) anunciou uma nova iniciativa transformadora chamada Macro Strategy, que visa criar uma reserva estratégica de tokens para apoiar projetos de destaque como Bitcoin e Ethereum, entre outras criptomoedas. O objetivo dessa estratégia é servir como uma base financeira sólida para a WLFI, aumentando a estabilidade ao diversificar participações em diversos ativos tokenizados, o que ajuda a mitigar a volatilidade do mercado e a garantir um ecossistema financeiro mais resiliente.
Anúncio oficial da Macro Strategy. Fonte: WLFI

Reserva de criptomoedas em debate

A campanha em torno de Trump foi vitoriosa por levantar muitas bandeiras do setor de criptomoedas. Entre elas, a criação de uma Reserva Estratégia de Bitcoin. O tema avança em vários  Estados dos EUA, mas em nível nacional segue estagnado. No entanto, prestes a completar um mês de mandato, muitas dúvidas cercam a criação da reserva pelos Estados Unidos.

Apesar dos Republicanos, partido de Trump, terem maioria na Câmara e Senado, o partido tem tido conflitos internas. Há uma disputa entre a ala mais tradicional do partido e os “trumpistas”, aqueles que surfaram na onda Trump.

Além disso, o braço direito de Trump no tema criptomoedas, David Sacks, quer debater o tema das criptomoedas por, pelo menos, seis meses. A estratégia é atrair a ala do partido democrata para a apoiar a proposta e dar estabilidade para a Reserva, independente das mudanças na Casa Branca.

Macro Strategy

Enquanto o mercado de criptomoedas aguarda a concretização da promessa de Trump, o seu núcleo duro se adianta. A World Liberty Financial, projeto DeFi do grupo empresarial do Presidente, anunciou que vai criar uma reserva estratégica de criptomoedas.

De acordo com o anúncio, a Macro Strategy da World Liberty Financial (WLFI) terá como objetivo central oferecer suporte aos projetos de criptomoedas líderes em inovações. Chama atenção o destaque dado ao papel de mitigação que a reserva terá em relação à volatilidade do mercado de criptomoedas.

Ao adquirir criptomoedas para o seu fundo de reserva, a WLFI argumenta que vai trazer mais estabilidade e resiliência para o ecossistema financeiro. Trata-se, portanto, de uma estratégia inteligente. Afinal, a volatilidade, quando negativa, pode abalar a confiança dos investidores e a saúde financeira do setor, como vem ocorrendo.

Similaridades com outros projetos

A Macro Strategy da WLFI é uma ideia muito similar ao da Reserva Nacional Estratégia defendida pelos entusiastas do Bitcoin. Volatilidade, inclusive, que é elemento central do setor de criptomoedas e projetos como o da Meme Index.

O projeto pretende criar uma token atrelado a volatilidade das principais memecoins do mercado. Com isso, utilizando um único token, os investidores poderão fazer exposições à volatilidade da Doge, Shiba Inu, PEPE, Bonks, entre outras.

Mesmo que uma criptomoeda perca valor, se as outras aumentarem de preço no mesmo período, o saldo de volatilidade fica positivo. Não se sabe como funcionará a participação dos investidores na Macro Strategy da WLFI, mas na Meme Index os tokens estão em fase de pré-venda.

Parcerias estratégicas

Além do foco na volatilidade, a WLFI também anunciou que pretende estabelecer parcerias com instituições financeiras tradicionais. Uma delas foi anunciada recentemente, após aquisição de US$ 470 mil em tokens da Ondo Finance. A plataforma facilita a tokenização de RWAs, ou ações do mundo real.

Eles também citam que a participação da comunidade é vital para o sucesso dessa estratégia, convidando os investidores do projeto a contribuirem com feedback e se envolverem nesse processo de aquisições.

Segundo eles, todos os ativos digitais adquiridos pela reserva ficarão disponíveis para consulta pública na carteira de criptomoedas pública do projeto.

O post Projeto apoiado por Trump lança reserva estratégica de criptomoedas para fortalecer mercado apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 12 de Fevereiro, 2025