‘Projeto secreto’ da MetaMask pode mudar o funcionamento do Ethereum
A MetaMask, a carteira de criptomoedas mais popular na rede Ethereum, está testando uma nova tecnologia de “roteamento de transações” que pode ter repercussões significativas sobre como o valor flui na segunda maior rede de blockchain.
A informação, revelada por desenvolvedores informados sobre o plano, foi posteriormente confirmada por representantes da ConsenSys, empresa controladora da MetaMask.
O projeto capitaliza o conceito de “intenções” no universo blockchain, buscando uma mudança radical em como as pessoas interagem com as blockchains. Ao invés de especificar como desejam realizar uma ação, os usuários da blockchain podem apenas indicar o resultado desejado.
Por exemplo, em vez de detalhar como vender tokens em uma exchange específica por um preço determinado, os usuários podem simplesmente expressar o desejo de obter o melhor preço para seus tokens.
Essa distinção entre “o quê” e “como” representa uma mudança significativa em relação à funcionalidade original da MetaMask e de outras carteiras de criptomoedas, que inicialmente eram softwares neutros e relativamente simples para conectar usuários às blockchains.
O objetivo da nova tecnologia é proporcionar aos usuários uma execução mais eficiente de suas transações e uma maior facilidade de uso.
‘Projeto secreto’ da MetaMask
A tecnologia está sendo desenvolvida pela Special Mechanisms Group (SMG), uma empresa de infraestrutura blockchain adquirida pela ConsenSys no ano passado.
Segundo a ConsenSys, uma versão inicial da nova tecnologia da SMG já está sendo usada para alimentar os “Smart Swaps”, uma funcionalidade na extensão do navegador MetaMask que auxilia os usuários na troca de tokens.
Anteriormente, um usuário da MetaMask que desejasse vender tokens teria que submeter uma transação especificando detalhes como local, preço e método de venda. Com os Smart Swaps, baseados em intenções, o usuário pode simplesmente solicitar que a MetaMask venda seus tokens pelo melhor preço disponível.
Embora a ConsenSys planeje expandir a funcionalidade de roteamento além dos Smart Swaps para outros tipos de transações nos próximos meses, ela também pretende disponibilizá-la para terceiros. No entanto, na MetaMask, a tecnologia será sempre “opcional”, garantindo que os usuários não precisem usá-la se não quiserem.