Qual é o preço do sucesso?
Passamos boa parte de nossas vidas (ao menos da infância à adolescência) dentro de alguma instituição de ensino. Depois saímos quase que pré-moldados para o mercado de trabalho. Muitos não conseguem seguir estudando e ter a oportunidade de entrar em uma universidade e, na maioria dos casos, somos obrigados a trabalhar o mais rápido possível porque nos sentimos responsáveis a ajudar financeiramente em casa ou a termos a tão sonhada liberdade financeira, a ponto de não precisar mais pedir dinheiro aos pais para fazer algo.
A verdade é que a vida é tão dura que já somos educados de uma forma errada, sem direcionamento, sem oportunidades ou uma visão assertiva dentro de nossas condições (classe social, ambiente, mercado, momento de vida, etc.). E assim seguimos o caminho que nos é proposto com toda a nossa energia e começamos a construir uma carreira. Mas em algum momento nos vemos presos, estagnados, ou impedidos de avançar por qualquer outra razão. É nessa etapa que devemos parar e questionar se desejamos algo maior, se devemos acreditar em algum sonho novo ou mesmo se é possível mudar a realidade que construímos até aqui?
Quando criei o projeto Transfero Academy, a minha visão era muito simples, e se baseava na seguinte pergunta: “é possível transformar a vida e a mentalidade de algum jovem em seis meses, permitindo que ele trabalhe com tecnologia ou no mercado financeiro?”. Para mim, a resposta era mais simples ainda: “SIM!”. Afinal, eu sou a prova de que a educação alinhada ao desejo de transformar a própria realidade (e muito sangue nos olhos) é capaz de realizar sonhos (e alguns maiores do que o planejado).
Foi o que senti ao receber uma mensagem de um dos alunos do Academy, que foi contratado pela Transfero ao final do treinamento, me informando que estava seguindo para uma nova oportunidade:
Mister, boa tarde!
Fiquei pensando algumas vezes se deveria ou não mandar esta mensagem, mas não podia sair sem antes agradecer diretamente a você.
Provavelmente, você não se lembra da nossa primeira conversa na entrevista para o Academy e eu nem espero que lembre, afinal, imagino os desafios diários e as responsabilidades que carrega para fazer a Transfero crescer cada vez mais. Mas eu lembro de cada palavra daquele dia. Cada conselho que me deu sobre transformar sonhos em realidade ficou marcado em mim.
Naquela conversa, fiz uma pergunta que, para mim, era essencial. Eu estava saindo de uma área onde já tinha um caminho definido para apostar em algo novo, abrindo mão de segurança por um futuro que ainda era incerto. Perguntei: “Só depende de mim?” E você respondeu que sim, que estava em minhas mãos fazer dar certo ou não.
Saí daquela entrevista com a certeza de que daria certo, porque, se só dependia de mim, minha parte seria feita. E você estava certo. Desde então, abracei essa oportunidade com gratidão, mesmo sem imaginar que alguém com o meu perfil poderia tê-la. Mas eu me entreguei de corpo e alma, determinado a retribuir essa chance com trabalho, esforço e resultado.
Hoje, estou seguindo novos caminhos, com outros desafios profissionais, e tudo isso começou naquele dia, naquela única conversa de dez minutos. Você confiou em mim antes mesmo que eu acreditasse em mim, e isso fez toda a diferença.
Saio da Transfero com o coração cheio de gratidão. Gostaria de ter retribuído ainda mais, mas a verdade é que o impacto do que você me proporcionou não tem como ser pago. O que posso fazer é levar adiante os ensinamentos que aprendi e usá-los para fazer a diferença na vida de outras pessoas, assim como você fez na minha.
Muito obrigado por mudar o jogo da vida para mim e por me dar as ferramentas para continuar jogando por conta própria.
Estarei sempre torcendo pelo sucesso inevitável da Transfero!
Algumas vitórias possuem um gosto estranho, que pode se confundir com um gosto de derrota (aqui é o meu senso de autocrítica falando… sempre me pergunto se o problema não sou eu ou se estou fazendo menos do que deveria). Mas o fato é que a mensagem desse ex-aluno é mais uma prova de que é possível transformar uma realidade através do estudo.
Neste caso, ele que tinha dúvidas sobre a própria capacidade e, ao final, chegou ao ponto de ficar maior do que o espaço em que estava. Sabe o que é incrível? Agora ele sabe do que é capaz. Sabe que pode ir mais longe. Sabe que, se necessário, algumas noites em claro, algum livro ou podcast ou outras ferramentas podem ajudá-lo a dar o próximo passo. Parabéns, ele entendeu!
Agora seguimos a vida: ele crescendo em suas perspectivas, novos sonhos, novos desafios…, e eu seguindo com o plano brilhante de criar um ecossistema que se retroalimenta permitindo que problemas financeiros sejam solucionados de maneira mais simples ao mesmo tempo em que se distribui riqueza, impactando algumas vidas e dando acessos e oportunidades. Loucura, não? Bem, vejamos até onde.
O post Qual é o preço do sucesso? apareceu primeiro em PanoramaCrypto.