Queda do Bitcoin foi acentuada pela venda de BTC por mineradores, diz Bitfinex
O preço do Bitcoin recuou abaixo da marca de US$ 43.000 nesta semana, enfrentando pressão de baixa devido à venda de reservas por parte dos mineradores no mercado.
De acordo com analistas da Bitfinex, em um relatório divulgado nesta terça-feira (06), “grande parte das recentes quedas no preço do Bitcoin, especialmente após a aprovação de ETFs de Bitcoin spot pela SEC [Comissão de Valores Mobiliários dos EUA], pode ser atribuída à venda por parte dos mineradores de Bitcoin”.
Conforme apontou a empresa, esses mineradores utilizaram a alta do BTC como catalisador para sair ou alavancar suas posições.
Além disso, o relatório observou que os mineradores foram motivados a vender em preparação para o próximo halving deste ano. O evento, previsto para ocorrer em abril, verá a redução das recompensas de Bitcoin e, consequentemente, a diminuição da lucratividade de seus negócios.
“A venda agora fornece o capital para que os mineradores possam atualizar a infraestrutura e serve como um lembrete da influência significativa que os mineradores têm na liquidez do mercado e na descoberta de preços”, acrescentaram os analistas da Bitfinex.
- Leia também: Binance remove Monero definitivamente e XMR cai 20%
Mineradores de Bitcoin vendem e impactam preço
De acordo com o relatório, as reservas de Bitcoin dos mineradores diminuíram significativamente logo após as aprovações de ETFs de Bitcoin spot.
“A semana passada viu as maiores saídas já registradas das carteiras dos mineradores, e mais vendas podem estar iminentes”, acrescentou o relatório.
O próximo halving do Bitcoin reduzirá as recompensas dos mineradores pela metade e, consequentemente, impactará a rentabilidade de seus negócios.
O halving acontece aproximadamente a cada quatro anos, ou após cada mineração de 210.000 blocos. O último halving ocorreu em 2020, quando a recompensa por bloco foi reduzida de 12,5 Bitcoins para 6,25 Bitcoins.
O próximo halving ocorrerá após a mineração de aproximadamente 840.000 blocos, levando a uma redução adicional na recompensa por bloco, dos atuais 6,25 BTC para 3,125 BTC por bloco. Esse mecanismo está programado no protocolo do Bitcoin e tem como objetivo controlar o fornecimento de novos Bitcoins, tornando-o mais escasso ao longo do tempo.
A maior criptomoeda do mundo em valor de mercado diminuiu valorizou menos de 1% nas últimas 24 horas. De acordo com dados do CoinGecko, o BTC está custando US$ 43.100, no momento do fechamento desse texto.