Queda recorde nas taxas pode beneficiar Ethereum
A queda nas taxas de transação da rede Ethereum atingiu níveis recordes. Nesta semana, essas taxas caíram para 0,6 gwei – ou seja, menos que uma unidade. O valor representa uma queda de 95% em relação aos picos registrados em março.
Junto com essa queda histórica, a movimentação na rede também caiu. Mas de acordo com analistas, isso indica que o mercado está próximo de um fundo e novas altas podem vir.
Criação de fundo
Nas últimas 48 horas, o ETH eliminou praticamente todos os ganhos registrados ao longo da semana. No entanto, Ryan Lee, analista-chefe da Bitget, afirmou que esse movimento pode estar próximo do fim.
“Toda vez que as taxas de gás do ETH caem para o fundo do poço, muitas vezes sinaliza um fundo de preço no médio prazo. Os preços do ETH tendem a se recuperar fortemente após este ciclo, e quando este momento coincide com um ciclo de corte de taxa de juros, o efeito riqueza do mercado está cheio de possibilidades”, disse Lee.
Na rede Ethereum, o termo gas se refere ao custo necessário que um usuário deve pagar para realizar uma transação. Sempre que alguém compra ou vende ETH, ou qualquer outro token ERC-20, deve pagar essas taxas. Normalmente, os preços das transações sobem após um período de alta demanda, encarecendo o uso da rede.
Dessa vez, no entanto, as taxas caíram para 0,6 gwei (uma unidade de gás) no início desta semana, com transações de baixa prioridade custando apenas 1 gwei ou menos — uma ocorrência rara nos últimos anos. As taxas representam uma queda de mais de 95% em relação aos níveis de 83,1 gwei em março, quando a rede viu um pico de atividade.
Menos procura por Ethereum
Um dos fatores que explicam as baixas taxas é a falta de demanda por espaço de bloco no Ethereum. Ou seja, poucas pessoas estão utilizando a rede para criar projetos e fazer transações.
De fato, em 2024 os investidores decidiram utilizar menos o Ethereum, que perdeu espaço para redes como a Solana. Outro fator que explica essa queda na demanda são as redes de Camada 2, que baratearam os custos aos investidores.
“A queda nos preços das taxas de gás do Ethereum para o menor valor em cinco anos pode ser atribuída à migração da temporada de memes e de dApp para outras blockchains mais rápidas e baratas, como Solana e redes de Camada 2, bem como à tão esperada atualização Dencun, que melhorou a eficiência da rede e, portanto, reduziu as taxas de gás”, explicou ele.
Lançadas em março, as atualizações Dencun mudaram como as transações eram processadas e validadas na rede Ethereum. E a rede Pump.fun, lançada em julho na Solana, embolsou mais taxas do que toda a rede Ethereum em um único período de 24 horas em algumas ocasiões, mais recentemente em 13 de agosto.
O post Queda recorde nas taxas pode beneficiar Ethereum apareceu primeiro em CriptoFacil.