Ripple fecha parceria com BNY Mellon para custódia de sua stablecoin
A Ripple, empresa de ativos digitais focada em pagamentos, anunciou na quarta-feira (9) que o BNY Mellon será o custodiante principal dos ativos de reserva que lastreiam a stablecoin Ripple USD (RLUSD). A iniciativa visa ampliar a segurança e a credibilidade do token, que foi lançado em dezembro do ano passado.
De acordo com o comunicado oficial, o BNY Mellon, considerado um dos bancos de custódia mais tradicionais do mundo, com mais de US$ 53 trilhões em ativos sob gestão, será responsável por proteger as reservas do RLUSD. Além disso, irá oferecer serviços bancários de transações, como conversões no processo de emissão e resgate da stablecoin.
A Ripple USD, também conhecido pela sigla RLUSD, é regulamentado pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) e tem como lastro Títulos do Tesouro americano de curto prazo, fundos de mercado monetário e dinheiro em espécie.
BNY Mellon será custodiante da stablecoin da Ripple
Jack McDonald, vice-presidente sênior de stablecoins na Ripple, destacou que o BNY Mellon alia experiência comprovada em custódia com um compromisso de avançar na infraestrutura de ativos digitais. Isso reforça, segundo ele, o posicionamento da RLUSD no mercado de stablecoins.
O movimento ocorre em um momento em que os stablecoins ganham espaço no sistema financeiro tradicional, impulsionados por debates regulatórios nos Estados Unidos para formalizar diretrizes específicas para esse segmento.
Além da parceria com o BNY Mellon, a Ripple deu outros passos estratégicos no setor financeiro norte-americano. A empresa protocolou um pedido de licença bancária nacional junto ao Escritório de Controladoria da Moeda dos EUA (OCC).
Além disso, solicitou uma conta master junto ao Federal Reserve. Se aprovado, o pedido permitirá que a Ripple custodie diretamente as reservas do RLUSD no banco central, integrando ainda mais a stablecoin ao sistema financeiro dos Estados Unidos.
Expansão da Ripple USD (RLUSD)
A Ripple USD vem apresentando crescimento de demanda, acompanhando o aquecimento do mercado de stablecoins. Dados da CoinGecko mostram que a capitalização de mercado do RLUSD ultrapassou US$ 500 milhões, registrando uma alta de mais de 30% no último mês.
Para especialistas, a aliança entre Ripple e BNY Mellon fortalece a confiança de investidores institucionais na custódia de stablecoins regulamentadas, sobretudo em um cenário onde o setor busca se adequar às exigências de transparência e conformidade nos Estados Unidos.
O avanço da Ripple USD com custódia do BNY Mellon também abre espaço para novas parcerias e adoção de soluções financeiras baseadas em blockchain dentro de instituições tradicionais. Afinal, cria um ecossistema mais conectado entre finanças tradicionais e ativos digitais.
A RLUSD é hoje a 16ª maior stablecoin em valor de mercado. A moeda digital estável fica atrás de ativos como USDT, USDC, PYUSD, XAUT etc.

O post Ripple fecha parceria com BNY Mellon para custódia de sua stablecoin apareceu primeiro em CriptoFacil.