Robinhood pode retirar Solana e Cardano após declarações da SEC
A famosa corretora Robinhood (NASDAQ: HOOD) ganhou fama depois que liberou negociações de algumas criptomoedas em sua plataforma. Mas agora, a exchange avalia retirar algumas criptomoedas, sobretudo a Solana (SOL) e a Cardano (ADA).
O motivo é o processo movido pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra as exchanges Binance e Coinbase. Essa ação inclui acusações contra a listagem de criptomoedas que a SEC considera valores mobiliários.
Nesse sentido, o regulador incluiu a ADA e a SOL no rol de criptomoedas que são valores mobiliários, o que representa um risco. Por isso, a Robinhood avalia a retirada antes de sofrer alguma ação da SEC.
Robinhood prefere prevenir do que remediar
Na terça-feira (6), Dan Gallagher, chefe jurídico de Robinhood, avaliou o Congresso dos EUA sobre essa situação. Gallagher é ex-comissário da SEC e testemunhou recentemente perante o Comitê de Agricultura da Câmara durante uma reunião sobre ativos digitais.
Gallagher acrescentou que a corretora está “revisando ativamente” a análise do regulador “para determinar quais ações tomar, se houver”. Ou seja, a Robinhood vai aguardar antes de tomar alguma decisão.
Ao contrário de exchanges, a Robinhood oferece uma oferta limitada de criptomoedas a seus clientes. Só que ela oferece justamente as criptomoedas que viraram alvo da SEC.
Atualmente, existem apenas 18 criptomoedas listadas na exchange Robinhood, contra centenas listadas na Coinbase. Mas a corretora tem um porte muito menor e teme se prejudicar por causa da presença dessas criptomoedas.
- Leia também: SEC pede congelamento de ativos da Binance.US
Ativos na Binance.US em risco
Em seu último recurso, a SEC pediu ao tribunal o congelamento dos ativos da Binance.US para evitar a dissipação de fundos. A SEC observou que existem US$ 2,2 bilhões em fundos de clientes dos EUA na Binance.US.
De acordo com a denúncia, há o risco de que os controladores da Binance possam movimentar esses fundos. “Zhao e Binance tiveram rédea solta sobre ativos de clientes no valor de bilhões de dólares”, alegou a SEC.
Por fim, os advogados da SEC tomaram medidas urgentes apresentando uma moção ao tribunal. No pedido, a maior preocupação é com a possibilidade de o dinheiro deixar o país. Dessa forma, a SEC solicitou o congelamento dos ativos dos clientes nos EUA.
A SEC entrou com uma ação contra Binance e Zhao, acusando-os de vender títulos sem registro adequado e misturar fundos de investidores com seus próprios. O processo da SEC afirma que Zhao é um “estrangeiro que deixou claro que não está sujeito à jurisdição deste Tribunal”.
De acordo com o CoinGecko, o preço da ADA caiu mais de 5% nesta quarta-feira (7) e registrou as maiores perdas do Top 10. Já a SOL opera estável, com leve alta de 0,2%.