Santander limita envio de dinheiro à exchanges de criptomoedas

Share

Santander limita envio de dinheiro à exchanges de criptomoedas

A unidade britânica do gigante bancário Banco Santander, o Santander UK, anunciou nesta semana limitações para envio de dinheiro a exchanges para transações com criptomoedas. De acordo com a nota publicada pelo banco, a medida é uma forma de proteger os clientes das fraudes envolvendo ativos digitais.

“Investir em ativos de criptomoeda pode ser de alto risco. Nos últimos meses, vimos um grande aumento nos clientes do Reino Unido se tornando vítimas de fraude de criptomoeda”, disse o banco. “Nós queremos fazer tudo o que pudermos para proteger nossos clientes. E sentimos que limitar os pagamentos às exchanges de criptomoedas é a melhor maneira de garantir que seu dinheiro permaneça seguro.”

Santander limita envio de dinheiro para compra de cripto

Conforme destacou o banco, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) já alertou os consumidores sobre os riscos de investir em criptoativos. Isso porque “é improvável que o dinheiro mantido nas carteiras cripto dos clientes seja protegido pelo Serviço de Ouvidoria Financeira e Esquema de Compensação de Serviços Financeiros se algo der errado.”

Com base nesse suposto risco, o banco anunciou que seus usuários só poderão enviar até £ 1.000 (R$ 5.590) por conta para exchanges. Além disso, há um limite de total de £ 3.000 (R$ 17.000) em qualquer período de 30 dias consecutivos. A medida passa a valer a partir do dia 15 de novembro de 2022. Desta data em diante, o Santander UK passará a identificar pagamentos para exchanges usando o Mobile e o Online Banking.

O banco observou que não haverá limite para recebimento de dinheiro de exchanges de criptomoedas. Mas não descartou mais restrições em breve:

“Nós faremos mais alterações para limitar ou impedir pagamentos a exchanges de criptomoedas no futuro. Mas sempre vamos informar você antes de fazer essas alterações”, disse o banco.

Restrição à Binance continua

Em sua nota, o Santander UK citou a exchange Binance, em particular. De acordo com a instituição bancária, os clientes continuarão sem poder enviar dinheiro para a Binance, seguindo “o aviso da FCA aos consumidores sobre essa exchange de criptomoedas”.

“Você ainda pode sacar qualquer dinheiro que tenha com a Binance para sua conta Santander”, pontuou o banco, por fim.

Vale destacar que o Santander estava entre vários bancos e instituições financeiras que começaram a bloquear pagamentos à Binance no ano passado.

E no Brasil?

Enquanto no Reino Unido o Santander limita transações com criptomoedas, no Brasil o cenário parece diferente. Além de já usar a blockchain para algumas operações, o banco anunciou recentemente que pretende disponibilizar uma plataforma para que seus clientes possam negociar criptomoedas.

A informação partiu do próprio presidente do banco no Brasil, Mario Leão, de acordo com informações da Folha de São Paulo.

.

  • 4 de Novembro, 2022