SEC abre propostas de ETFs de Ethereum para consulta pública

Share

layer-3-ethereum

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) abriu as propostas de ETFs à vista de Ether (ETH) para consulta pública nesta terça-feira (3). Com isso, a SEC iniciou o período no qual investidores e agentes do mercado podem enviar comentários públicos de apoio, críticas ou sugestões para as propostas.

Entre os ETFs que estão na lista de análise da SEC constam o Fidelity Ethereum Fund, o Bitwise Ethereum Fund e o Grayscale Ethereum Trust. De acordo com o cronograma oficial, a agência reguladora deve emitir sua decisão final em maio.

SEC busca feedback sobre ETF Ethereum

Na proposta, a SEC citou especificamente o ETF da Bitwise, mas os comentários devem servir como base para a avaliação dos demais pedidos. Contando a partir desta terça-feira, as pessoas terão o prazo de três semanas para fazer seus comentários.

Esse tipo de abordagem não é novo e também esteve presente antes da aprovação dos ETFs de Bitcoin (BTC). Na época, muitos comentários criticaram a SEC por recusar diversas vezes a abertura dos ETFs da criptomoeda.

Dessa vez, no entanto, a chamada para comentários públicos chega em um momento em que as esperanças da comunidade para a aprovação de ETFs de ETH começam a desaparecer. Atualmente, a SEC tem nove pedidos de ETFs de ETH em sua mesa, e não houve muito progresso.

Aparentemente, a aprovação dos ETFs de Bitcoin fez o ânimo do mercado esfriar em relação a um fundo de ETH. Outro motivo para o pouco entusiasmo foi a baixa recepção da atualização do Ethereum Dencun, que chegou no dia 13 de março.

Essa atualização surgiu para reduzir as taxas de transação, mas acabou fazendo o preço do ETH cair mais de 12%. Nas apostas dos analistas, a chance de aprovação dos ETFs em maio caiu para apenas 20%.

Perspectivas dos analistas sobre o ETF

Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, também perdeu o entusiasmo com o ETF de ETH. Balchunas dava como 70% a chance de aprovação, mas recentemente diminuiu as chances para 30%, refletindo o crescente ceticismo entre os investidores.

James Seyffart, outro analista de ETF da Bloomberg, comentou sobre o silêncio da SEC em relação aos recentes registros da Fidelity, mas seguiu uma outra linha de pensamento. Para Seyffart, a falta de comunicação é um bom presságio para o processo de aprovação.

Nesse sentido, os ETFs de ETH não estão colocando tanta pressão na SEC quanto os de Bitcoin. Por isso, as chances de aprovação tendem a ser maiores. Mas a análise de Seyffart ressalta os desafios enfrentados pela aprovação de ETFs de ETH.

.

  • 3 de Abril, 2024