SEC aceita proposta de ETF de Bitcoin spot da Valkyrie para revisão oficial

Share

etf-sec-valky

A corrida pelo lançamento do primeiro ETF (fundo negociado em bolsa) de Bitcoin spot (à vista) nos Estados Unidos segue em andamento, com novos desdobramentos. Na segunda-feira (17), a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aceitou a proposta de ETF de Bitcoin spot da gestora Valkyrie, conforme consta na lista de regulamentação da Nasdaq da SEC.

Agora o pedido segue para a revisão oficial do regulador ao lado do pedido de ETF da BlackRock, aceito para revisão em 13 de julho.

O pedido atual de ETF de Bitcoin da Valkyrie e o segundo do tipo. Em janeiro de 2021, o fundo de investimento familiar submeteu ao regulador uma solicitação para lançar o Valkyrie Bitcoin Trust na Bolsa de Valores de Nova York. No entanto, a SEC não aprovou o pedido – e nenhum outro do tipo. Em outubro daquele mesmo, a Valkyrie conseguiu lançar um ETF de futuros de Bitcoin.

Assim como está ocorrendo no caso do ETF da BlackRock, a SEC está aceitando comentários sobre a proposta de fundo negociado em bolsa da Valkyrie. O período de comentários é de 21 dias, ou seja, vai até o dia 7 de agosto. Depois disso, o principal regulador dos EUA ainda tem, pelo menos, 45 dias a partir da publicação da notificação no Federal Register.

ETF de Bitcoin spot

A mais recente proposta de ETF de Bitcoin da Valkyrie foi apresentada no final de junho de 2023, logo após a BlackRock apresentar seu pedido e gerar uma onda de otimismo no mercado. A BlackRock é a maior gestora de ativos do mundo, com mais de US$ 9,4 trilhões em ativos.

A Valkyrie propôs listar o ETF sob o símbolo “BRRR”, conforme apontou Eric Balchunas, analista Sênior de ETFs da Bloomberg. O termo se refere a um popular meme da comunidade cripto que representa o som da impressão de dinheiro.

Caso a SEC aprove um ETF de Bitcoin spot, os clientes – sobretudo os institucionais – podem investir em Bitcoin sem possuir a criptomoeda diretamente. Eles podem negociar esses ativos nos mercados de ações tradicionais.

.

  • 18 de Julho, 2023