SEC alerta para riscos das criptomoedas enquanto setor aguarda ETF de Bitcoin

Share

alerta-sec

Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), compartilhou algumas dicas para investidores em criptoativos, oferecendo “algumas coisas a se ter em mente” enquanto o mercado aguarda ansiosamente notícias sobre a possível aprovação do primeiro ETF de Bitcoin à vista dos EUA.

Gensler alertou que os investimentos em criptomoedas podem ser excepcionalmente arriscados e frequentemente voláteis. Além disso, destacou que várias plataformas e criptoativos importantes se tornaram insolventes ou perderam valor. Ainda segundo Gensler, os investimentos em ativos digitais continuam sujeitos a riscos significativos.

Embora Gensler não tenha mencionado diretamente nenhum dos ETFs propostos, a sincronia de seus comentários no X chamou a atenção nas comunidades cripto.

Isso porque o comentário ocorreu logo após gestoras de ativos, incluindo BlackRock, Ark Invest/21Shares, VanEck, WisdomTree, Invesco, Fidelity e Valkyrie, apresentarem formulários S-1 revisados para seus fundos propostos. Trata-se de uma movimentação amplamente vista como a última etapa antes de uma possível aprovação.

Aguardando a decisão da SEC sobre os ETFs

Após as bolsas, como Nasdaq, NYSE e Cboe, apresentarem formulários 19b-4 revisados na sexta-feira, a bola está agora com a SEC. Se esses formulários forem aprovados, a negociação poderá começar quando os formulários S-1 se tornarem “efetivos” em um processo paralelo

Uma decisão é amplamente esperada nos próximos dias, em parte devido ao prazo de 10 de janeiro para a SEC responder à primeira solicitação do último conjunto de aplicativos, apresentada por ARK Investment de Cathie Wood e 21Shares. No entanto, alguns analistas observaram que a SEC possui ampla autoridade no processo. Dessa forma, poderia tentar adiar novamente a decisão.

Mas Gensler não deu indícios sobre suas intenções. Na verdade, seus comentários mais recentes estão em grande parte alinhados com avisos anteriores feitos aos investidores de criptomoedas.

Em novembro passado, por exemplo, Gensler foi discreto ao ser questionado sobre o processo de revisão em andamento para os ETFs de Bitcoin, afirmando que não queria “prejulgar” a questão. Ele já descreveu o processo de revisão da agência como um “processo testado pelo tempo”.

.

  • 8 de Janeiro, 2024