SEC emite novo alerta para investidores de criptomoedas
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos emitiu um novo alerta sobre o mercado de criptomoedas. Em sua conta oficial no X (antigo Twitter), a SEC afirmou que os investimentos em títulos de ativos de cripto podem ser “excepcionalmente arriscados”.
Além disso, o principal regulador dos EUA afirmou que as criptomoedas “são frequentemente voláteis”. Na publicação, a SEC encaminhou os usuários para o link de uma publicação intitulada “Tenha cuidado com títulos de ativos cripto: alerta ao investidor”.
No texto, o regulador pede que os investidores sejam cautelosos ao considerarem um investimento envolvendo títulos de criptoativos.
“Os investimentos em títulos de criptoativos podem ser excepcionalmente voláteis e especulativos, e as plataformas onde os investidores compram, vendem, tomam emprestado ou emprestam esses títulos podem carecer de proteções importantes para os investidores”, diz a SEC.
SEC alerta para investimento em cripto
A publicação em questão data de março de 2023, mas ainda reflete o que a SEC pensa sobre o mercado cripto nos dias de hoje, mesmo o Bitcoin tendo registrado uma valorização de mais de 150% até agora em 2023.
Além disso, a SEC não menciona o fato de que diversas gestoras, entre elas a maior do mundo, a BlackRock, almeja lançar no mercado um fundo negociado em bolsa (ETF) para permitir o investimento direto no BTC.
Ainda segundo a publicação, o risco de perda para investidores individuais que participam em transações envolvendo criptoativos permanece significativo.
“O único dinheiro que você deve colocar em risco com qualquer investimento especulativo é o dinheiro que você pode perder totalmente”, disse o regulador.
A SEC acrescentou que os investidores devem compreender que aqueles que oferecem investimentos ou serviços em criptoativos podem não estar cumprindo a lei aplicável, incluindo as leis federais de valores mobiliários.
Além disso, enfatizou que os fraudadores continuam a explorar a crescente popularidade dos ativos cripto para atrair investidores de varejo para fraudes, muitas vezes levando a “perdas devastadoras”. O regulador acrescentou que alguns promotores usam as mídias sociais para encontrar e atrair novos investidores com depoimentos sobre os retornos obtidos em depósitos e investimentos.
Contudo, essas pessoas não menciona, que muitas vezes pagam saques de investidores a partir de fundos de novos investidores. Ou seja, promovem um esquema similar à pirâmide financeira.
“Além disso, recuperar dinheiro dos malfeitores pode ser quase impossível. Em parte, isso pode ser devido ao anonimato ou pseudonimato associado aos criptoativos. No entanto, a SEC e os reguladores estaduais continuam a instaurar Esquema Ponzi”, disse a SEC.
- Leia também: Bitcoin pode ampliar sequência e BONK dispara 36%