SEC encerra processo contra desenvolvedor da Stacks; token sobe 9%

Share

sec-encerra-processo

A Stacks (STX), rede de segunda camada do Bitcoin (BTC) teve uma vitória contra a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, que encerrou uma investigação de três anos sobre a Hiro Systems.

Anteriormente conhecida como Blockstack, o desenvolvedor é um dos maiores parceiros da Stacks, mas estava sob a mira da SEC desde 2021. De acordo com a agência, o alvo era uma venda de tokens STX no valor de US$ 70 milhões feita entre 2017 e 2019.

Com a vitória, o preço do STX chegou a subir 9% na manhã desta sexta-feira (12). Esta foi a mais recente desistência da SEC de um processo, já que a agência também abandonou o caso contra a stablecoin BUSD.

SEC encerra investigação contra Hiro

Esta notícia, divulgada na sexta-feira, marca uma vitória notável para o setor de criptomoedas. Por meio de uma carta, a SEC informou à Hiro Systems sobre a desistência do processo.

“Com base nas informações que temos até esta data, não pretendemos recomendar uma ação coerciva por parte da Comissão contra a Hiro Systems PBC, anteriormente conhecida como Blockstack PBC”, disse a agência.

No entanto, a SEC ressalta que a empresa não deve interpretar isso como uma absolvição total. Além disso, a agência também não descarta a possibilidade de ações futuras com base na investigação.

Este desenvolvimento vem na esteira de outro alívio regulatório significativo relatado na quinta-feira. A SEC também concluiu sua investigação sobre a Paxos, emissora da BUSD, sem recomendar medidas coercivas. Ou seja, o caso não vai ter nenhuma consequência contra as empresas.

Hiro Systems é um player proeminente no ecossistema blockchain, já que desenvolve ferramentas para a criação de aplicativos descentralizados na Stacks. Já a rede é uma das principais soluções de Camada 2 para desenvolver novas aplicações usando a segurança da rede Bitcoin.

STX dispara 9%

A resolução da investigação da SEC contra a Hiro é um marco significativo para a empresa e para a comunidade Stacks em geral, pois retira considerável nuvem de incerteza que pairava sobre o projeto.

Desde 2021, o Hiro não desenvolvia aplicações por temores sobre o resultado da disputa com a SEC. Agora que não tem mais essa barreira, o projeto pode voltar a mostrar soluções, inclusive para a Stacks.

Por causa disso, o preço do token STX se valorizou mais de 9% no período de uma hora depois que o Hiro divulgou a carta enviada pela SEC. Até o fechamento desta matéria, o STX registra alta de 4,54%, valendo US$ 1,71.

.

  • 12 de Julho, 2024