Shanghai: atualização do Ethereum deve ocorre nesta semana, o que significa?
Uma nova atualização na blockchain da Ethereum será ativada esta semana. Chamada de Shanghai, ela marcará a segunda atualização mais importante desde o The Merge. A atualização alinha uma série de melhorias na blockchain Ethereum, incluindo as Propostas de Melhoria Ethereum (EIPs) Shanghai e Capella. Por isso, a atualização também recebe o nome de “Shapella”.
Além das retiradas de tokens que estão mantidos em staking, a atualização reduz as taxas de gas para os desenvolvedores da rede. Além disso, incluiu cinco EIPs diferentes: EIP 3651, 3855, 3860, 4895 e 6049. De acordo com os desenvolvedores, os detentores e usuários do Ethereum não precisam fazer nada com relação a atualização.
Enquanto isso, com relação ao preço do ETH, as opiniões são divergentes. Isso porque, como a atualização irá liberar todo o ETH em staking (mais de 10% do suprimento circulante), há dúvidas sobre se isso irá ocasionar uma venda massiva. Especialistas acreditam que o desbloqueio do ETH pode resultar em pressão de venda temporária sobre a altcoin.
Shanghai no Ethereum
Alguns analistas acreditam que a atualização do ETH já esteja precificada. Ou seja, o desbloqueio do tokens pode acabar não impactando, ou impactando menos do que o previsto.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela OKX, 83% dos membros da comunidade ETH expressaram otimismo sobre um aumento do staking no Ethereum nos próximos três meses.
“Essas duas possibilidades o tornam um momento decisivo para o Ethereum. Resta saber como os detentores de ETH reagirão após o desbloqueio dos tokens em staking. Há uma probabilidade de falhas nas implementações da atualização e no desbloqueio do token ETH. Esse é outro fator que pode influenciar os traders”, disse Ekta Mourya
Já YavuzAyral, analista e especialista em criptomoedas, acredita que o foco no Ethereum limita a inovação na indústria de criptomoedas. Várias soluções da Camada 2 estão trabalhando para resolver os problemas do Ethereum, apesar de haver incerteza no ecossistema ETH.
O especialista critica os desenvolvedores por criarem mais soluções para escalar o Ethereum. Além disso, pede inovação em outras blockchains onde a escalabilidade não é um problema.