Stablecoin da Ripple será lançada esta semana
A Ripple anunciou a data para o tão esperado lançamento de sua stablecoin RLUSD. De acordo com a empresa, o lançamento do novo token ocorrerá nesta terça-feira (17). Pelo menos cinco exchanges terão a stablecoin disponível para venda a partir do lançamento oficial.
De acordo com o anúncio oficial da empresa, a ideia é que pelo menos 10 exchanges contem com a RLUSD já nas próximas semanas. Além disso, a stablecoin já recebeu aval dos principais órgãos reguladores dos Estados Unidos, o que deve facilitar sua operação.
Nova stablecoin da Ripple
Em um comunicado à imprensa, a Ripple anunciou que a Ripple USD (RLUSD) chegará nas exchanges no dia 17. A princípio, cinco plataformas receberão a nova stablecoin logo de cara: Uphold, Bitso, MoonPay, Archax e CoinMENA.
Posteriormente, a stablecoin estará disponível em plataformas como Bullish, Bitstamp, Mercado Bitcoin, Independent Reserve e Zero Hash. Com a Mercado Bitcoin, os clientes brasileiros terão uma opção para operar com a nova stablecoin.
A empresa de criptomoedas mencionou que cada token RLUSD tem como lastro depósitos em dólares americanos, títulos do governo dos EUA e equivalentes de caixa. O objetivo dessa reserva é garantir que a stablecoin tenha estabilidade, confiabilidade e liquidez.
Para fins de transparência, a Ripple anunciou que publicará atestados mensais de terceiros dos ativos de reserva da RLUSD realizados por uma empresa de auditoria independente. Mas a empresa não afirmou se pretende tornar públicos esses relatórios de auditoria.
O conselhor da RLUSD terá nomes de peso como Raghuram Rajan, ex-governador do Banco Central da Índia, e Kenneth Montgomery, ex-primeiro vice-presidente e diretor de operações do Federal Reserve de Boston, nos EUA.
Escassez e regulamentação
No entanto, em meio a este anúncio de lançamento, o CTO da Ripple, David Schwartz, levantou a possibilidade de a stablecoin não estar atrelada ao dólar devido à escassez de oferta. Ou seja, a stablecoin pode ter alguns momentos de queda na paridade em sua cotação.
De acordo com a Ripple, a ideia da RLUSD é oferecer ao mercado uma stablecoin segura e regulamentada para dar confiança aos investidores. Outro aspecto do novo token é ampliar o acesso do mercado ao XRP Ledger, que já processa mais de US$ 70 bilhões em pagamentos globais.
“Logo no início, a Ripple fez uma escolha deliberada de lançar nossa stablecoin sob o estatuto de empresa fiduciária de propósito limitado NYDFS, amplamente considerado como o principal padrão regulatório em todo o mundo. À medida que os EUA avançam em direção a regulamentações mais claras, esperamos ver uma maior adoção de stablecoins como RLUSD, que oferecem utilidade real e são apoiadas por anos de confiança e experiência na indústria”, disse o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse.
- Leia também: Nasdaq 100 lista oficialmente a MicroStrategy
O post Stablecoin da Ripple será lançada esta semana apareceu primeiro em CriptoFacil.