Stablecoin descentralizada da Cardano, Djed, é lançada na blockchain
A empresa de blockchain Coti informou nesta terça-feira (31) que a Djed, uma stablecoin descentralizada 1:1 com o dólar americano, chegou à blockchain Cardano. A moeda digital estável esteve em desenvolvimento por mais de um ano pela Coti em colaboração com o principal desenvolvedor da Cardano, Input Output.
“Após mais de um ano de preparativos e desenvolvimento, e após uma auditoria de segurança bem-sucedida, estamos muito orgulhosos de anunciar que Djed, a stablecoin sobrecolateralizada no Cardano, agora está disponível na mainnet”, escreveu a Coti em seu blog.
Conforme destacou a empresa, o lançamento do Djed é um marco significativo para o ecossistema Cardano e para o ecossistema DeFi como um todo. Isso porque a stablecoin possui um protocolo de código aberto descentralizado e tem foco na comunidade, pois oferece uma oportunidade para os usuários manterem e cunharem Djed o token de reserva SHEN.
A Djed pode ser acessada em djed.xyz. Além disso, segundo a equipe Coti, a moeda estável também está disponível nas plataformas MinSwap, na Wingriders e na MuesliSwap. A Coti espera que a stablecoin também fique disponível em outras plataformas da Cardano. Conforme noticiou o CriptoFácil, a Bitrue será a primeira exchange a listar a Djed e a SHEN.
“Com mais de 40 parcerias para permitir sua utilização e adoção adequadas, o DJED abrirá oportunidades para o ecossistema Cardano em torno de Defi, Payments e muito mais”< disse a Coti.
Djed: stablecoin pareada ao dólar com apoio em ADA
Ainda segundo a Coti, a Djed possui um mecanismo exclusivo de sobrecolateralização de 400% a 800% com prova de reservas on-chain para proteger seu valor em diferentes cenários de mercado. Como dito, a moeda está atrelada ao dólar dos EUA e é apoiada pela ADA, da Cardano. Já o token SHEN é a moeda de reserva da stablecoin.
Assim, se o índice de reserva ficar abaixo de 400%, a plataforma impedirá a queima de SHEN e a cunhagem de DJEDs (já que não há garantia suficiente na reserva). Por outro lado, caso o índice supere 800%, os usuários não poderão cunhar mais SHEN, mas ainda poderão cunhar DJED.
“Em qualquer cenário, DJED é sempre resgatável”, disse a Coti.
Os usuários Djed estão sujeitos a taxas operacionais que são pagas em ADA. Todas essas taxas são distribuídas como recompensas aos usuários do Tesouro.
Por fim, a empresa também disse que ao longo de 2023 continuará a desenvolver e melhorar o produto. A versão 1.2 da Djed usará os recursos da atualização Vasil da Cardano que aumentará sua escalabilidade. Além disso, a Djed 1.3 vai introduzir taxas e preços dinâmicos.
- Leia também: Cripto estrategista prevê “banho de sangue” nas criptomoedas nesta quarta (1º); entenda