TecBan testa contratos inteligentes para deixar compras com real digital mais seguras
A empresa de tecnologia bancária por trás da rede de caixas eletrônicos Banco24Horas, a TecBan, desenvolveu um novo produto usando contrato inteligente que visa dar mais segurança ao uso do real digital.
Conforme noticiou o Infomoney, o novo locker inteligente da TecBan permitirá que os usuários realizem compras online com mais segurança e garantia de recebimento do produto. Isso porque a solução usa os chamados smart contracts para liberar o pagamento ao vendedor somente quando o comprador retirar o seu pacote.
Os contratos inteligentes consistem em protocolos de computador autoexecutáveis criado com as criptomoedas. Essas soluções garantem o cumprimento dos acordos firmados.
Locker inteligente da TecBan usa smart contract
De acordo com Luiz Fernando Lopes, gerente de plataformas digitais da TecBan, quando o produto é entregue fisicamente no smart locker, todas as interações com ele são gatilhos em um contrato inteligente.
“Qualquer problema de não retirada interage com o contrato, para saber se o dinheiro que foi debitado da conta será transferido para a conta do vendedor ou se vai ser estornado”.
Na prática, a TecBan partiu de um locker já existente e integrou um smart contract para testar o uso do real digital. A solução está sendo testada no Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (LIFT) do Banco Central. A iniciativa visa apoiar o desenvolvimento de projetos com foco na moeda digital brasileira. O BC espera lançar o real digital no segundo semestre de 2023.
O locker da TecBan deve chegar ao mercado para testes já em fevereiro do ano que vem. Depois disso, a empresa planeja testá-lo por um período de 18 meses. Por fim, o locker pode chegar ao consumidor final em 2024.
“O locker pode ser colocado em pontos estratégicos. Inclusive já existem ATMs em comunidades, para que esses produtos cheguem na ponta e promova inclusão social”, disse Lopes.
Segundo ele, a solução também apresenta benefícios para os lojistas, pois tem uma alta eficiência operacional com a logística de menor custo. Ao mesmo tempo, o locker pode resultar no aumento das vendas devido ao aumento da confiança por parte do cliente.
TecBan se une à SmartPay para promover USDT
Há pouco tempo, a TecBan também firmou uma parceria com a SmartPay para levar a maior stablecoin do mercado, a USDT, para mais de 24.000 ATMs em todo o Brasil.
De acordo com Paolo Ardoino, CTO da Tether – emissora da USDT – adicionar USDT a caixas no Brasil oferece a chance de incluir mais pessoas no sistema financeiro. Conforme destacou a Tether, com acesso ao SmartPay, os usuários podem selecionar a melhor cripto para o caso de uso desejado, incluindo a USDT.
Além disso, também poderão enviar e receber tokens em qualquer lugar do mundo, quando quiserem e sacar reais no Brasil.
- Leia também: 3 previsões para o Bitcoin em 2023