Token da dYdX dispara 60% em semana marcada por lançamentos
O DYDX, token nativo da exchange descentralizada dYdX, registrou ganhos de quase 25% nesta quarta-feira (15), de acordo com o CoinGecko. Com isso, o token alcançou a maior valorização diária do Top 100 e a uma das maiores da semana. Somente nos últimos sete dias, o DYDX disparou mais de 60%.
Esse aumento ocorreu apenas 16 dias depois de uma grande liberação de tokens. De acordo com a equipe, US$ 500 milhões em tokens foram desbloqueados para os primeiros investidores e membros da equipe principal. No entanto, essa liberação em massa aparentemente não causou uma pressão de venda.
Outro catalisador do aumento nos preços foi a mudança que a DEX sofreu. Essa mudança inclui o lançamento de uma nova plataforma na rede Cosmos.
dYdX vira blockchain
O aumento no preço do DYDX ocorre no momento em que o projeto sofreu uma grande atualização. Antes, a dYdX era apenas uma exchange descentralizada, mas recentemente a plataforma lançou sua blockchain de camada 1 baseada na Cosmos.
Com esse movimento, a dYdX passa a operar um modelo de Prova de Participação (PoS). Nesse modelo, os validadores recebem uma parte da receita comercial da DEX como recompensa por deixar seus tokens.
Nos últimos 30 dias, o preço do DYDX mais que dobrou, já que os traders anteciparam a migração do token do Ethereum para a própria rede da dYdX. Nem mesmo o desbloqueio dos tokens duas semanas atrás diminuiu o ímpeto dos investidores.
Mais tokens no mercado
No entanto, um grande desbloqueio de token em pouco mais de duas semanas tem o potencial de causar futuras correções. Existem 179 milhões de tokens DYDX em circulação, e o próximo desbloqueio aumentará esse número para 395 milhões, de acordo com o site Token Unlocks.
O desbloqueio deveria ocorrer em janeiro deste ano, mas foi adiado até dezembro, uma decisão que estimulou um aumento inicial de preços no início deste ano. Mas esse novo desbloqueio pode interromper a sequência de altas no preço do DYDX e até causar futuras novas quedas.
Uma pesquisa publicada no início deste ano pelo The Tie revela que grandes desbloqueios de tokens levam a uma queda no preço, já que a demanda pelo ativo não consegue acompanhar o aumento na oferta, conhecido como inflação.
- Leia também: Bitcoin tem segunda correção e perde os US$ 36.000