Token Starknet começa a ser negociado hoje, mas total de usuários despencou
O token nativo da plataforma cripto Starknet, o STRK, começa a ser negociado em exchanges centralizadas como Binance, Bybit e OKX, nesta terça-feira (20). De acordo com a equipe, as negociações terão início assim que os requisitos de liquidez forem atendidos.
Starknet é uma rede layer 2 do Ethereum que utiliza uma solução ZK-Rollup para dimensionar aplicativos descentralizados. O token nativo do projeto ajudará a descentralizar e governar a rede, conforme explicou a Fundação Starknet.
“O token STRK nasceu para que a escalabilidade baseada em STARK pudesse acontecer de forma mais descentralizada. O design do token ajuda a Starknet a ser administrada e gerenciada pela comunidade”, disse Diego Oliva, CEO da Starknet Foundation, na semana passada.
Lançamento do token da Starknet e críticas ao projeto
Apesar do lançamento, há muitas críticas ao projeto e o número de usuários Starknet despencou. Isso ocorreu após alterações no plano de distribuição de tokens STRK no airdrop.
O evento de distribuição envolve 728 milhões de STRK, ou seja, pouco mais de 7% do fornecimento total de 10 bilhões de tokens. Atualmente, quase 1,3 milhão de carteiras são elegíveis para o airdrop, que vai beneficiar os primeiros usuários de Starknet e StarkEx, contribuidores do Ethereum e desenvolvedores de código aberto de fora da web3. Os elegíveis têm até o dia 20 de junho para reivindicarem os tokens.
As críticas ao airdrop surgem porque os principais contribuidores da Starkware deverão receber mais de 1,31 bilhão de STRK, ou 13,1% da oferta total, em um desbloqueio significativo ocorrido menos de dois meses após o lançamento do token.
- Leia também: Binance encerra suporte para tokens alavancados
Críticas ao airdrop
Além disso, outra reação negativa surgiu quando vários usuários da Starknet foram excluídos devido à exigência de manter 0,005 ETH no momento do instantâneo de novembro. Vários usuários das redes sociais X e Discord alegaram ter perdido a distribuição de tokens por terem menos do que o valor mínimo em suas carteiras, apesar de terem feito milhares de dólares em transações.
Como consequência disso, o número de usuários ativos da Starknet caiu significativamente, de cerca de 220.000 para algo em torno de 20.000.
Na segunda-feira (19), a equipe Starknet disse em sua conta no X que recebeu esse feedback de alguns usuários da rede. E afirmou que está “trabalhando para resolver essas preocupações”, acrescentando que uma resolução requer “tempo para pesquisar, projetar e testar”.
O token STRK está sendo negociado por cerca de US$ 2 nas plataformas perpétuas de pré-mercado Aevo e HyperliquidX. Apesar da queda de usuários ativos, o valor total bloqueado da Starknet é de US$ 55 milhões, de acordo com dados da DeFi Llama.
- Leia também: XRP caiu 60% desde julho? Entenda