Tokens ALGO e DASH entram na mira da SEC: títulos não registrados

Share

sec-mira-algo-dash

Os tokens DASH, ALGO, OMG, TKN, NGC e IHT entraram na mira da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Em uma ação movida contra a exchange cripto Bittrex na segunda-feira (17), a agência de regulação sugeriu que os ativos digitais mencionados se enquadram como títulos não registrados. A SEC também indicou que a descentralização não isenta um protocolo ou um token da sua supervisão.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a SEC alegou que a Bittrex vendeu títulos não registrados. E esses supostos títulos incluem DASH, um dos cem maiores tokens por valor de mercado. O regulador já havia alegado, anteriormente, que tokens que foram distribuídos em Oferta Inicial de Moedas (ICO) poderiam ser classificados como títulos. Portanto, estariam sob a sua supervisão.

De acordo com a ação da SEC, o token DASH foi distribuído primeiro aos participantes da rede conhecidos como “mineradores”. Os investidores do DASH, em particular, estavam operando sob a suposição de que o crescimento e o desenvolvimento do blockchain Dash aumentariam o valor dos tokens, segundo a SEC.

SEC diz que ALGO e DASH são títulos

Outro que o regulador apontou como título é o ALGO da Algorand. O token figura entre os 50 maiores ativos digitais em valor de mercado, de acordo com dados do CoinGecko.

Da mesma forma, a SEC disse que a Algorand Foundation e a Algorand Inc. apóiam a blockchain da Algorand e acrescentou que as pessoas que compraram o ALGO poderiam “acreditar razoavelmente” que lucrariam com o esforço de ambas as entidades para aumentar a blockchain. Esse crescimento, por sua vez, impulsionaria a demanda por ALGO e o seu preço.

Em outras palavras, a SEC sugeriu que a Algorand é uma “empresa comum” que dá aos investidores a expectativa de lucro com base em seu trabalho. Conforme informou a SEC, esse é um dos principais critérios que determinam se um determinado ativo é um título.

Gensler já elogiou Algorand

A comunidade cripto tratou de recuperar um vídeo de quatro anos atrás em que Gensler elogia a plataforma Algorand. Durante a conferência “Fintech Beyond Crisis”, realizada no dia 25 de abril de 2019, o atual presidente da SEC expressou sua admiração pela Algorand ao se dirigir ao público no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

No vídeo, Gensler elogiou a plataforma como uma “grande tecnologia” e considerou a possibilidade de integrar um aplicativo do tipo Uber ou Lyft em sua plataforma.

O token ALGO recuou menos de 1% nas últimas 24 horas para R$ 1,10. Já o DASH subiu 2,2% no mesmo período para R$ 291,73. Os tokens NGC e TKN recuaram 16,6% e 10,4%, respectivamente. Por outro lado, OMG e IHT valorizaram cerca de 2,5%.

.

  • 18 de Abril, 2023