Trezor lança novas carteiras para incentivar autocustódia de criptomoedas
A Trezor, fabricante de carteiras de hardware para criptomoedas, apresentou três novos produtos na BTC Prague 2024. O objetivo da empresa, de acordo com o anúncio, é promover a autocustódia de ativos digitais. Os lançamentos incluem a carteira de hardware Trezor Safe 5, uma versão específica para Bitcoin e o serviço de integração “Trezor Expert”.
Trezor Safe 5: nova geração de segurança
Conforme o anúncio da empresa, o novo dispositivo permitirá que os usuários armazenem, gerenciem, façam staking e utilizem diversas criptomoedas com segurança, utilizando o desktop Trezor Suite e o aplicativo móvel.
A Trezor Safe 5 conta com uma tela sensível ao toque maior e colorida, oferecendo feedback tátil. Além disso, contém um novo elemento seguro para proteger informações confidenciais e realizar operações com criptomoedas. A empresa também informou que aprimorou o processo de backup para 20 palavras, proporcionando maior segurança.
Diferentemente de seus concorrentes, como a Ledger, os dispositivos da Trezor são de código aberto. Isso permite uma auditoria comunitária, facilitando a identificação e correção de vulnerabilidades. Contudo, esta abertura também faz com que os dispositivos fiquem mais suscetíveis a ataques físicos. Apesar disso, a versão Safe 5 possui certificação EAL 6+, atestando sua resistência a ataques sofisticados.
Trezor introduz novo processo de backup
A fabricante introduziu ainda um novo processo de backup, permitindo a atualização de um backup padrão de compartilhamento único para um backup multicompartilhamento. Esse método utiliza o compartilhamento secreto de Shamir, dividindo a chave mestra em vários compartilhamentos exclusivos.
Dessa forma, os usuários podem definir quantos compartilhamentos exclusivos comporão o backup e quantos são necessários para restaurar a carteira, garantindo acesso às criptomoedas mesmo se perder alguns compartilhamentos.
A fim de proteger as frases de backup contra danos físicos, a empresa lançará em julho uma versão de 20 palavras de sua solução Trezor Keep Metal. O novo dispositivo também continuará a suportar os processos de backup legados.
Versão exclusiva para Bitcoin
A empresa comercialização a Trezor Safe 5 por US$ 169. As versões específicas para Bitcoin e Black Graphite estão disponíveis para pré-encomenda e começarão a ser enviadas em julho, com as versões Green Beryl e Violet Ore disponíveis a partir de agosto.
Este lançamento expande a linha de produtos da Trezor após o lançamento do Trezor Safe 3 em outubro de 2023, voltado principalmente para iniciantes em criptomoedas.
A Trezor decidiu oferecer uma edição ilimitada do Trezor Safe 3 e Trezor Safe 5 exclusivamente para Bitcoin, em tom laranja, para venda geral. Isso contrasta com a edição limitada anterior do Trezor Safe 3, que homenageava o ano de lançamento da empresa com apenas 2.013 unidades.
Além dos novos dispositivos de hardware, a fabricante anunciou o lançamento do Trezor Expert. Trata-se de uma solução que oferece sessões de integração personalizadas para ajudar os clientes a se familiarizarem com seus dispositivos de armazenamento a frio de criptomoedas.
O serviço, com preço de US$ 99, estará disponível globalmente sete dias por semana e garante que somente o cliente saiba o backup da carteira e outras informações confidenciais.
“O Trezor Expert não apenas ajuda nossos clientes a configurar suas carteiras de hardware corretamente, mas também lhes dá a oportunidade de explorar as considerações de segurança da autocustódia com mais detalhes”, afirmou Matěj Žák, CEO da Trezor.