Trump concede perdão a fundador do Silk Road, Ross Ulbricht, pioneiro do Bitcoin

Share

perdao-ross-silk-bitcoin

Após meses de expectativa, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump finalmente concedeu perdão presidencial ao fundador do site Silk Road, Ross Ulbricht. Na terça-feira (21), Trump assinou uma ordem executiva concedendo perdão total a Ulbricht, que deve deixar a prisão nos próximos dias.

O anúncio foi feito por Trump em sua plataforma de mídia social Truth Social. Na sua publicação, Trump anunciou que era “seu prazer” conceder clemência a Ulbricht e disse que comunicou a decisão a Lyn Ulbricht, mãe de Ross. O fundador do Silk Road cumpria pena perpétua desde 2015.

Ulbricht, que hoje está com 40 anos, foi preso em 2013 por seu papel na criação e administração da Silk Road, um site da dark web usado para a venda de drogas ilegais e outros itens. O site foi um dos primeiros a aceitar exclusivamente Bitcoin (BTC) como meio de pagamento, o que levou a justiça dos EUA a apreender os BTC em posse do Silk Road também.

Anúncio de Trump concedendo perdão presidencial a Ulbricht.
Fonte: Truth Social.

O perdão a Ulbricht foi uma promessa que Trump fez durante sua campanha presidencial, além de um suposto perdão a Roger Ver. A medida chamou atenção entre ativistas libertários e defensores da reforma da justiça criminal, bem como entre defensores do Bitcoin, que apoiaram a decisão.

Decisão cumprida

Além de perdoar Ulbricht, Trump aproveitou a publicação na Truth Social para criticar o processo de condenação do fundador do Silk Road. No seu texto, o presidente chamou a sentença dada a Ulbricht de “ridícula” e criticou os autores do caso.

“A escória que trabalhou para condená-lo (Ulbricht) são os mesmos malucos que estão envolvidos na estrutura de governo atual que se arma contra mim. Ele recebeu duas sentenças de prisão perpétua, mais 40 anos de prisão. Ridículo!”, afirmou Trump.

De acordo com Trump, ele em pessoa conversou com a mãe de Ulbricht durante seu primeiro dia de mandato e a informou que perdoaria seu filho. Havia a expectativa de que Trump fizesse o anúncio logo no dia 20, mas ele esperou mais um dia até divulgar o perdão presidencial.

“Ross já cumpriu pena suficiente na prisão por crimes não violentos”, completou Trump.

Em meio a esse perdão, o mercado  de criptomoedas voltou a registrar ganhos. A memecoin TRUMP, por exemplo, registrou alta de 20% e chegou ao preço de US$ 42 nesta manhã. Por outro lado, o token inspirado em Ulbricht (ROSS) seguiu o caminho oposto e abriu o dia em queda de 73%.

Isso provavelmente ocorreu porque o perdão a Ulbricht não foi uma unanimidade. De fato, muitos críticos alegaram que o Silk Road coordenou a distribuição de drogas em larga escala e serviu para prejudicar milhares de pessoas.

Apoio libertário e pedidos de clemência

O Partido Libertário dos EUA tem defendido a concessão de clemência para Ulbricht há anos, sem sucesso. Mas a decisão de Trump foi vista como uma vitória pela presidente do Comitê Nacional do partido, Angela McArdle. Ela disse que Ulbricht é um “prisioneiro político” e elogiou o perdão como uma “vitória para sua causa“.

“Ross Ulbricht é um prisioneiro político libertário há mais de dez anos”, disse McArdle em uma declaração. Ela também agradeceu a Donald Trump por tomar medidas, dizendo que era “um passo há muito esperado em direção à justiça”.

O senador Rand Paul, que encorajou Trump a intervir, também expressou apoio ao perdão de Ulbricht. Paul disse que Ulbricht recebeu uma sentença mais dura do que os próprios traficantes de drogas que usavam o Silk Road. Assim como Trump, o filho do ex-senador libertário Ron Paul também criticou a severidade da pena.

Curiosamente, um dos sócios de Ulbricht na criação do Silk Road, Roger Thomas Clark, também foi condenado pela justiça dos EUA no ano passado. Sua pena, no entanto, foi de 20 anos de prisão, consideravelmente menor que a de Ulbricht.

Entenda o caso

Ulbricht, que utilizava o codinome Dread Pirate Roberts, passou mais de 11 anos em uma prisão federal e não violou nenhuma regra da instituição enquanto cumpria pena. De acordo com a mídia, ele não só passou seu tempo na prisão ensinando matemática e ciências, mas também praticando ioga.

Sua defesa e amigos também chamaram a atenção para as inconsistências no caso, como acusações de assassinato de aluguel, que foram retiradas. Seu advogado de clemência Brandon Sample agradeceu a Trump por cumprir a promessa feita durante sua campanha, dizendo que a decisão trouxe “alívio e esperança” para a família de Ulbricht.

O caso de Ulbricht não permaneceu confinado apenas à comunidade libertária. Os apoiadores da reforma da justiça criminal disseram que sua punição exemplifica o que eles acreditam ser uma punição excessiva para crimes não violentos.

O post Trump concede perdão a fundador do Silk Road, Ross Ulbricht, pioneiro do Bitcoin apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 22 de Janeiro, 2025