Trump planeja turbinar ainda mais a demanda por criptomoedas nos EUA
Após a vitória com a aprovação do GENIUS Act, o setor do governo Trump pró-criptomoedas já planeja novas jogadas para impulsionar ainda mais o segmento no país.
Em uma das frentes, a administração pretende liberar os fundos de pensão para comprarem criptomoedas. Na outra, a estratégia é flexibilizar as regras para hipotecas usarem Bitcoin. Ambos os casos podem criar uma demanda maior por ativos digitais, mas sofrem críticas de democratas, que alertam para riscos à estabilidade financeira.
Aumento da demanda por criptomoedas
Segundo fontes próximas à Casa Branca, Trump deve emitir em breve uma ordem executiva para permitir que os planos de aposentadoria 401(k) — responsáveis por uma parte significativa dos investimentos americanos — incluam criptomoedas. Essa medida poderia facilitar o acesso de milhões de investidores a ativos digitais, apesar da falta de regulamentação formal no setor.
Além disso, a Federal Housing Finance Agency (FHFA), liderada por William Pulte, ordenou que as gigantes hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac considerem as criptomoedas dos mutuários como parte dos ativos que garantem empréstimos imobiliários. Essa iniciativa, no entanto, enfrenta resistência de legisladores democratas, como a senadora Elizabeth Warren, que alertam para a volatilidade do mercado cripto.
Na próxima quarta-feira (30), está previsto o lançamento de um extenso relatório sobre ativos digitais, encomendado por Trump em janeiro. Espera-se que o documento aborde temas como reservas federais em criptomoedas — incluindo a chamada Bitcoin Strategic Reserve — e possíveis mudanças na tributação do setor.
Desde que assumiu a presidência novamente, Donald Trump tem realizado uma série de ações para cumprir sua promessa de campanha e posicionar os EUA como o centro global de criptomoedas. Após uma série de ordens sem muito efeito prático para o setor, os planos de Trump para estar amadurecendo.
As novas ideias de integrar criptomoedas a pilares econômicos como previdência, crédito imobiliário e políticas fiscais, pode aumentar significativamente a demanda por criptomoedas no país.
Resistência da oposição e disputa no Congresso
Os democratas, liderados por Elizabeth Warren, criticam a inclusão de criptomoedas em hipotecas, argumentando que a instabilidade do mercado pode ameaçar o sistema financeiro. Ela acusa Trump de estar usando sua posição a frente do governo para transformar a Casa Branca em um cassino de criptomoedas.
No entanto, apesar das suas fortes críticas, o partido democrata sofreu uma derrota significativa neste mês, quando parte de seus membros apoiou iniciativas pró-criptomoedas no Congresso.
O próximo grande teste será a aprovação de uma legislação abrangente para regular o mercado de criptomoedas no Senado. Após a aprovação da GENIUS Act — que estabelece regras para stablecoins —, os legisladores agora buscam consenso para um projeto mais amplo. O prazo para feedback da indústria é 5 de agosto, mas o recesso do Congresso pode atrasar os avanços.
- Leia também: Empresa investe US$ 441 milhões em SUI e movimento pode impulsionar 3 altcoins promissoras
O post Trump planeja turbinar ainda mais a demanda por criptomoedas nos EUA apareceu primeiro em CriptoFacil.