Uma classe de ativos digitais tornará o Bitcoin e as criptos ‘cada vez mais atraentes’, diz o CEO do deVere Group
De acordo com o CEO do Devere Group, uma nova classe de ativos digitais que esta surgindo tornará o Bitcoin e outras criptomoedas cada vez mais atraentes.
Green diz que a adoção das Moedas Digitais de Banco Central (CBDC) por governos de todo o mundo destacará os benefícios de privacidade do Bitcoin (BTC) e outros criptoativos. Isso inclusive pode fortalecer o BTC como moeda global.
“À medida que mais e mais países introduzem seus próprios CBDCs, estou confiante de que o caso de uso das criptomoedas, como o Bitcoin, ficará mais forte. Os CBDCs podem ter muitas vantagens, incluindo conveniência, eficiência e transparência, mas o que eles não oferecem ao usuário é privacidade.”
CBDC e criptomoedas
No entanto, ao longo dos anos, o desenvolvimento de técnicas de analise de blockchain revelaram que a privacidade do Bitcoin pode ser quebrada pelo rastreamento das transações.
O CEO destacou a importância da segurança na adopção de criptomoedas, afirmando que as CBDCs em questão deverá oferecer uma segurança melhor do que os criptoativos.
Ele também enfatizou a importância da facilidade de uso, dizendo que as CBDCs devem ser mais fáceis de usar e com maior possibilidade de penetração no grande público.
Além disso, o CEO acredita que as CBDCs podem ajudar a resolver alguns dos principais desafios enfrentados pelas criptomoedas atualmente, como a volatilidade e a falta de regulamentação.
“Mas é importante ressaltar que essas moedas digitais programáveis e apoiadas pelo estado fornecerão aos governos maior supervisão das transações dos cidadãos em tempo real. Eles vão mudar o jogo no sistema financeiro, pois poderão rastrear todas as compras e monitorar cada centavo do dinheiro que está sendo gasto”, disse.
No Brasil o Banco Central vem desenvolvendo desde 2015 o Real Digital. Segundo o regulador, os testes com a CBDC nacional já começaram e ela deve ser lançada para o público entre 2023 e 2024