Uniswap livre: SEC abre caminho para o mercado DeFi
Em mais um importante avanço para o setor, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos dos Estados Unidos (SEC) encerrou a investigação sobre a Uniswap Labs. A decisão, anunciada em 25 de fevereiro de 2025, reflete a mudança na postura regulatória sob o comando de Donald Trump. Os novos diretores do órgão têm adotado uma abordagem mais favorável ao setor de criptomoedas.

A investigação da SEC contra a Uniswap começou em abril de 2024, quando a agência emitiu um Wells Notice — um aviso que indica a possibilidade de ação legal. Na ocasião, o preço do token do protocolo, o UNI, despencou 10% em minutos. Entre as acusações da SEC, estava a alegação de que Uniswap opereva uma bolsa de valores irregular, por exemplo.
Agora, o preço do token UNI reagiu de forma positiva. Nas últimas 24 horas, o criptoativo subiu 2,7% e está custando US$ 8,07, de acordo com dados do CoinGecko.

O órgão, comandado pelo polêmico Gary Gensler, justificava suas ações alegando que as exchanges de criptomoedas, centralizadas ou descentralizadas, deveriam ser enquadradas como bolsas de valores e agências de custódia. No entanto, ao que tudo indica, as novas lideranças da SEC possuem entendimento diverso.
Desde que os indicados de Trump tomaram posse na SEC, ações com o mesmo argumento utilizado contra a Uniswap, estão sendo enceradas. Recentemente, o órgão encerrou ações similares Coinbase e Robinhood.
Em um comunicado oficial, a Uniswap celebrou a decisão da SEC, descrevendo-a como uma grande vitória para o ecossistema DeFi.
“A conclusão de nossa investigação não é apenas um alívio bem-vindo — e justo — para a Uniswap Labs, mas também para a comunidade DeFi mais ampla de construtores, usuários e desenvolvedores que trabalham em direção a um sistema financeiro melhor para todos nós.”
Impacto da decisão no mercado DeFi
A Uniswap é um dos pilares do ecossistema DeFi (Finanças Descentralizadas). A plataforma foi uma das primeiras e mais importantes exchanges descentralizadas (DEX) a operar com sucesso em escala global. O modelo de mercado automatizado de liquidez (AMM) da Uniswap eliminou intermediários ao permitir que os usuários negociassem diretamente entre si, revolucionando o setor.
Assim, a decisão da SEC de encerrar a investigação contra a Uniswap valida e reforça a importância do ecossistema DeFi como um todo. Ao reconhecer que a Uniswap opera em conformidade com as leis aplicáveis, a SEC sinaliza que projetos que priorizam a inovação e a transparência têm espaço para crescer dentro do marco regulatório.
Com isso, a confiança dos investidores no setor tende a aumentar, especialmente em projetos DeFi como o da Uniswap que buscam oferecer alternativas descentralizadas aos sistemas financeiros tradicionais.
Novas oportunidades para investidores
Nesse cenário, projetos como Solaxy e Mind of Pepe ganham destaque como oportunidades promissoras no ecossistema DeFi.
A Solaxy, por exemplo, está focada em construir uma camada da Layer 2 na Solana, uma das mais importantes blockchain para o setor DeFi, sobretudo por conta do seu custo baixo e tempo de transações menores que outras redes concorrentes, como o Ethereum. O projeto em fase de pré-venda vem chamando a atenção por conta do montante arrecadado: mais de US$ 23 milhões.
Enquanto isso, o Mind of Pepe representa uma tendência crescente no universo cripto: a combinação de tokens memes com utilidades reais no ecossistema DeFi. Ao unir o engajamento da comunidade com funcionalidades práticas, como o processo de staking e governança descentralizada, o Mind of Pepe demonstra que até mesmo as memecoins podem contribuir para a evolução do setor.
O post Uniswap livre: SEC abre caminho para o mercado DeFi apareceu primeiro em CriptoFacil.