Upland e Decentraland levam Carnaval do Brasil ao metaverso
O carnaval do Brasil vai estrear no metaverso graças a uma parceria entre a Upland e a Decentraland. De acordo com um comunicado das plataformas, os grandes momentos dos carnavais de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro serão levados para as comunidades destas plataformas da web3 que reúnem milhões de usuários.
A programação terá atrações artísticas, transmissões de shows e bailes, bem como cobertura em tempo real com repórteres direto das ruas das três capitais. Além disso, o carnaval no metaverso vai exibir momentos do circuito Barra-Ondina na capital baiana e dos desfiles no sambódromo da Sapucaí.
Carnaval carioca no metaverso
Na cidade do Rio de Janeiro, espelhada no metaverso de Upland, os usuários precisarão ir até a Rua Visconde de Niterói, 1.072. No local fica a réplica 3D da quadra da Mangueira, primeira entidade carnavalesca a demarcar território na web3.
Conforme o anúncio, os visitantes poderão adquirir NFTs de fantasias e ornamentos da Verde-e-Rosa para decorar seus avatares e suas propriedades.
“O metaverso é um excelente lugar para realizar eventos no formato virtual. É uma experiência completamente diferente do evento presencial, mas complementar e muito interessante, sobretudo para o público que já está mais acostumado com o universo gamer”, diz Fernando Godoy, fundador da Flex Interativa, empresa brasileira que desenvolveu a experiência interativa da Mangueira no Upland.
De acordo com o vice-presidente da Estação Primeira de Mangueira, Moacyr Barreto, a escola, com 95 anos, não mede esforços para ser pioneira.
“A parceria com a Upland nos permite oferecer uma experiência inédita para nosso público, romper as fronteiras da quadra, do sambódromo, viver intensamente tudo que a escola está fazendo. O mundo agora pode estar do nosso lado acompanhando as atividades e ajudando a gerar recursos aos projetos socioeducativos do nosso instituto”, disse.
Em Salvador, o bloco de carnaval Fissura desfilará no sábado (18). O bloco foi o primeiro da Bahia a abraçar a web3, por meio de uma parceria com a Musigreen. Trata-se de uma empresa que une entretenimento e causas sustentáveis utilizando blockchain. A famosa lhama Miles, mascote do metaverso Upland, se juntará às atrações do trio elétrico como a banda Filhos de Jorge e os DJs DH8 e Cady.
- Leia também: Protocolo dForce sofre ataque e perde R$ 18 milhões
Carnaval na Decentraland
Dentro do metaverso de Decentraland, os visitantes poderão conhecer a história de todos os 20 títulos da Mangueira.
“O carnaval e o metaverso não têm fronteiras. A iniciativa dos metaversos é a realização de um sonho para muitos usuários, construtores e entusiastas da web3 que defendem o princípio da interoperabilidade e da parceria pois sabem das inúmeras possibilidades que isto proporciona”, observa Ney Neto, que lidera as operações do Upland na América Latina.
Para divulgar a agenda completa de shows e eventos no metaverso, a organização criou a página na internet: www.carnavalnometaverso.com.br
- Leia também: PayPal suspende seu projeto de stablecoin