Usuário da AAVE prepara votação para congelar BUSD na plataforma
Um membro da comunidade da plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) Aave estão considerando uma proposta para congelar a BUSD na plataforma. A proposta ganhou força depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) processou a Paxos, que realiza a emissão da stablecoin da Binance.
Por causa do processo da SEC, a Paxos anunciou que não vai mais emitir a stablecoin. Dessa forma, a comunidade voltou por congelar as transações com a BUSD para evitar riscos aos usuários.
Aave é um protocolo financeiro descentralizado (DeFi) que permite aos usuários emprestar, tomar emprestado e deixar em staking com outros por meio de contratos inteligentes. Muitas dessas operações ocorrem com o uso da BUSD, a terceira maior stablecoins do mercado.
Risco para paridade de ativos motiva proposta
De acordo com o site oficial da Aave, a proposta de governança partiu de um membro da comunidade do protocolo, MarcZeller. O texto justifica a proposta dizendo que, como a Paxos não emitirá mais BUSD, e dado que muitas pessoas estão fazendo resgate, a oferta do token eventualmente chegará a zero.
Isso porque cada vez que alguém resgata um dólar, a Paxos destrói uma BUSD. Portanto, no limite, a stablecoin deixaria de existir com o resgate total dos tokens. Para MarcZeller, isso “prejudicar a oportunidade de arbitragem entre ativos que possuem paridade com a BUSD”.
Embora não haja risco para o protocolo, existe risco no BUSD. “A BUSD não tem perspectiva de crescimento”, acrescentou MarcZeller.
Até agora, a proposta recebeu uma série de respostas positivas, com um membro indo além e sugerindo que a Aave liquidasse suas participações na BUSD para mitigar mais riscos. Outros sugeriram que o protocolo trocasse de stablecoin para evitar mais problemas.
Contudo, a proposta ainda não tem uma votação oficial, mas apenas apoios informais. MarcZeller espera que a rede possa votá-la antes da Paxos encerrar a emissão da BUSD em abril.
BUSD e SEC
A stablecoin BUSD da Binance caiu de sua paridade com o dólar nesta segunda-feira (13), com os investidores tentando proteger suas participações transferindo fundos para outras stablecoins, incluindo tether (USDT) e moeda USD (USDC).
No entanto, outras stablecoins também experimentaram ligeiras perdas na paridade devido ao risco sistêmico do setor. Ou seja, os investidores temem que a SEC possa estender a proibição para USDC e USDT, as maiores stablecoins do mercado.
Por enquanto, a BUSD é a terceira maior stablecoin do mercado, com um valor total de US$ 15,9 bilhões. O mercado teme que a ação possa prejudicar a stablecoin e causar quedas ainda maiores.
- Leia também: Protocolo dForce sofre ataque e perde R$ 18 milhões