VanEck se prepara para lançar ETF de futuros de Ethereum

Share

vaneck-ethereum

Mais uma empresa do setor de finanças tradicionais (TradFi) está interessada em lançar no mercado um fundo negociado em bolsa (ETF) de futuros do Ethereum (ETH). A interessada da vez é a VanEck, uma empresa de gestão de ativos de US$ 77,8 bilhões.

Nesta quinta-feira (28), a gestora anunciou que pretende lançar o VanEck Ethereum Strategy ETF (EFUT). Trata-se de um ETF gerenciado ativamente e projetado para buscar valorização de capital investindo em contratos futuros de Ether (ETH). A EFUT não investe diretamente em ETH ou outros ativos digitais.

De acordo com o anúncio, o ETF investirá em contratos futuros de ETH padronizados e liquidados em dinheiro, negociados em bolsas de mercadorias registadas na Commodity Futures Trading Commission (CFTC). Atualmente, os únicos futuros de ETH em que o Fundo pretende investir são aqueles negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME).

ETF de futuros de ETF da VanEck

Ainda segundo a VanEck, o EFUT será listada na CBOE (Chicago Board Options Exchange). Além disso, terá a gestão ativa de Greg Krenzer, chefe de negociação ativa da VanEck. Krenzer ingressou na empresa em 1994 e tem mais de duas décadas de experiência em negociação em diversas categorias de ativos, incluindo de futuros.

Com o anúncio, o EFUT se junta ao VanEck Bitcoin Strategy ETF (XBTF) para fornecer exposição focada em futuros das principais criptomoedas do mercado.

O anúncio ocorre no momento em que muitos participantes da TradFi entraram com pedidos junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para ETFs baseados em futuros de ETH, seguindo o hype do ETF spot de Bitcoin.

Vale ressaltar que até hoje a SEC só permitiu o lançamento de ETFs de futuros de Bitcoin. Portanto, é bem provável que libere também os de Ether. No caso dos ETFs spot, o regulador até hoje não aprovou nenhum, alegando problemas de manipulação, golpes e proteção ao investidor.

Mesmo com vários pedidos de ETFs de BTC spot na mesa, acredita-se que a SEC aprovará primeiro um ETF de futuros de Ethereum.

.

  • 28 de Setembro, 2023