Veja previsões para o mercado de criptoativos em 2025
O ano de 2024 foi histórico para o mercado das criptoativos que dobrou de tamanho em 12 meses. Entre os motivos do sucesso, pode-se destacar a chegada da ETFs de Bitcoin e Ethereum, movimentando bilhões de dólares, ajudando o Bitcoin a superar pela primeira vez a marca de US$ 100.000.
Além disso, o sucesso das stablecoin USDT e USDC, que dobraram de tamanho, colocaram o dólar americano também na frente quando o tema são criptomoedas.
Além disso, a eleição de Donald Trump para a Casa Branca foi o sprint final que o mercado de criptomoedas precisava para fechar o ano com diversos índices positivos. Agora, analistas estão de olho no que esperar para 2025, em meio a muitas mudanças previamente anunciadas e esperadas.
1 – Reserva Estratégica de Bitcoin por país do G20
A proposta de criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin nos EUA movimentou o mercado nos últimos meses. O assunto tomou conta do debate presidencial e virou motivo de pergunta para Jerome Powell, presidente do Banco Central dos Estados Unidos.
Além dos EUA, em outros países a reserva estratégia de Bitcoin também virou notícia, como no caso do Brasil. Assim, uma das previsões dos analistas do mercado é de que no ano de 2025 surja a primeira Reserva Estratégia de Bitcoin em um dos países do G20, que reúne as 20 maiores economias do planeta.
2- ETFs continuarão na vanguarda do crescimento dos criptoativos
Após o sucesso dos ETFs de Bitcoin, que dobraram de tamanho em 2024, a expectativa é que novos ETFs, incluindo aqueles focados em Ethereum e outras criptomoedas, como o XRP, cheguem ao mercado e puxem ainda mais o linha de crescimento do mercado para cima.
Diante de um novo governo, abertamente pró-criptomoedas, o mercado espera que o recurso de staking do Ethereum seja liberado, com capacidade de alavancar os ETFs da criptomoeda. Além disso, o surgimento de ETFs lastreados em títulos conversíveis utilizados para compra de BTC, como a proposta da Strive, também deve fomentar o mercado de ETFs de criptomoedas em 2025.
3) Uma empresa Big Tech colocará Bitcoin ao seu balanço
Essa previsão poderia estar fora da lista se os acionistas da Microsoft tivessem aprovado a sugestão dada por Michael Saylor, da MicroStrategy, de investir parte do patrimônio da Microsoft em Bitcoin. No entanto, analistas do mercado acreditam que de 2025 essa previsão não passa.
Com as novas regras contábeis da Financial Accounting Standards Board (FASB) nos Estados Unidos, que permitem que as empresas reportem suas criptomoedas a valor justo e não mais como custos, é provável que uma das grandes empresas da Big Tech, entre elas, Alphabet (Google), Apple, Amazon, Microsoft e Meta, invistam em Bitcoin com parte estratégia de tesouraria.
Diante disso, a expectativa é que o mercado de criptoativos, que já alcançou US$ 3,8 trilhões, continue a crescer ainda mais em 2025, sobretudo com o apoio público do próximo Governo dos EUA que promete retomar a vanguarda do desenvolvimento do setor, transformando o país na capital dos ativos digitais, de acordo com o filho do Presidente.
O post Veja previsões para o mercado de criptoativos em 2025 apareceu primeiro em CriptoFacil.