Vendas de mineradores podem estar prejudicando Bitcoin

Share

mineradores-vendem-1bi

O mercado de criptomoedas enfrenta uma onda de preocupações à medida que as exchanges registram uma entrada recorde de Bitcoin (BTC) proveniente de mineradores. Essa movimentação superou os números dos últimos seis anos e levanta questionamentos sobre o possível impacto nas tendências de preço da principal criptomoeda.

De acordo com dados da CryptoQuant, no dia 9 de janeiro, os mineradores enviaram 28.753,65 BTC para exchanges, totalizando US$ 1,32 milhão, uma cifra acima da média de BTC emitido em 30 dias (27.000 BTC). Em 10 de janeiro, um novo aumento foi registrado, com 20.787,7 BTC fluindo para as exchanges.

A F2Pool destaca-se como uma das principais contribuintes para essa onda de vendas. Bradley Park, analista da F2Pool, atribui essa medida aos crescentes custos enfrentados pelos mineradores, especialmente devido à aquisição de novos equipamentos para a mineração de Bitcoin, em meio ao halving, que reduz pela metade a recompensa por proteger a rede.

Mineração de Bitcoin

Park menciona que nos próximos meses a F2Pool planeja transferir suas instalações para o Cazaquistão e renovar sua frota de equipamentos com o Antminer T21, novo equipamento ASIC da Bitmain, proporcionando entre 190 TH/s e 233 TH/s, com maior eficiência de 20J/Th.

Além da F2Pool, outras empresas também têm aumentado seu poder computacional nos últimos meses. O hashrate total da rede cresceu 250 EH/s somente em 2023, um valor comparável aos 13 anos anteriores. Com novos equipamentos mais potentes chegando este ano, espera-se um aumento significativo nesses números.

A aquisição desses equipamentos não apenas impacta a segurança da rede, mas também pode resultar em vendas massivas, à medida que as empresas se preparam para competir pela recompensa antes do próximo halving, aproximadamente em três meses.

Historicamente, essas vendas de mineradores exerceram pressão negativa sobre o preço do Bitcoin. No entanto, esse cenário enfrenta desafios com a chegada dos ETFs spot de Bitcoin no mercado tradicional, teoricamente impulsionando a demanda pela criptomoeda.

Apesar das expectativas de crescimento, o preço do Bitcoin permanece estável, desafiando as projeções dos traders, mesmo com os ETFs movimentando mais de US$ 4 bilhões em seu primeiro dia.

.

  • 13 de Janeiro, 2024