Visa amplia infraestrutura com stablecoins e blockchains adicionais
A Visa anunciou a expansão de sua plataforma de liquidação com stablecoins, incluindo três novas stablecoins e duas blockchains adicionais. O movimento amplia o alcance da infraestrutura de pagamentos onchain da empresa, que agora suporta quatro stablecoins e opera em quatro redes blockchain.
As stablecoins recém-integradas são a PYUSD, emitida pelo PayPal; a Global Dollar (USDG), um ativo lastreado em dólar emitido pela Paxos; e a EURC, stablecoin atrelada ao euro e emitida pela Circle. Essas moedas digitais juntam-se à USDC, já utilizada anteriormente pela Visa.
A Paxos comentou a integração em sua conta no X:
“É uma honra unir forças com um dos principais inovadores em pagamentos do mundo para moldar o futuro dos sistemas financeiros.”

Além das novas stablecoins, a Visa também passou a operar nas redes Stellar e Avalanche. Dessa forma, a empresa complementa o suporte que já oferecia às blockchains Ethereum e Solana. Com a ampliação, a infraestrutura de stablecoins da empresa passa a operar com USDC, PYUSD, USDG e EURC nas redes Ethereum, Solana, Stellar e Avalanche.
Visa amplia integração de stablecoins e blockchains
De acordo com o comunicado da Visa, com a integração da EURC, alguns parceiros pilotos agora podem liquidar transações em stablecoins lastreadas tanto em dólar quanto em euro. O suporte às moedas digitais é executado em paralelo à infraestrutura tradicional de tesouraria da empresa, que atualmente permite liquidações em mais de 25 moedas fiduciárias.
A companhia afirma que a plataforma ampliada fornece aos parceiros maior flexibilidade para movimentar fundos entre fronteiras e blockchains.
“A Visa está construindo uma base multi-moeda e multi-chain para atender às necessidades dos nossos parceiros em todo o mundo”, disse Rubail Birwadker, chefe global de produtos de crescimento e parcerias estratégicas da Visa.
Além do sistema de liquidação, a empresa também vem colaborando com emissores de cartões para desenvolver produtos de pagamento vinculados a stablecoins. A Visa relata um aumento na demanda de desenvolvedores, bancos e comerciantes por uma camada de liquidação mais interoperável e flexível.
Essa expansão ocorre semanas após a aprovação do GENIUS Act nos Estados Unidos. A legislação oferece clareza regulatória para stablecoins e estabelece diretrizes para a construção de infraestrutura de pagamentos digitais por bancos.
As stablecoins têm sido apontadas como uma das aplicações mais promissoras do setor cripto. Analistas preveem que o mercado poderá atingir US$ 2 trilhões nos próximos anos, em comparação com os US$ 273 bilhões atuais.
- Leia também: Rio de Janeiro quer liberar stablecoin USDT para turistas
O post Visa amplia infraestrutura com stablecoins e blockchains adicionais apareceu primeiro em CriptoFacil.