Vitalik Buterin pede implantação de zk-EVMs no Ethereum
A rede Ethereum está em constante evolução e o criador da criptomoeda, Vitalik Buterin, acredita que a implantação de máquinas virtuais de conhecimento zero (zk-EVMs) pode acelerar o processo de verificação sem comprometer a descentralização e a segurança da rede.
Buterin tem sido um amplo defensor da tecnologia de provas de conhecimento zero (zk) e, praticamente desde o lançamento do Ethereum em 2015, ele planeja e incentiva a adoção de Zks no ETH.
Em uma postagem recente em seu blog, Buterin argumenta que os zk-EVMs são compatíveis com a filosofia multicliente da Ethereum, que permite que usuários executem nós por meio de uma especificação gerenciada colaborativamente.
O criador da Ethereum acredita que todo o processo de validação pode ser modificado com zk-EVMs, aumentando a escalabilidade da rede e, com isso beneficiando todos os usuários.
A Polygon já implantou zk-EVMs para melhorar a velocidade das transações. O zk-EVM da Polygon agrega várias transações em uma única prova, permitindo que a rede as execute sem problemas.
Buterin acredita que os zk-EVMs não devem ser restritos a protocolos de layer 2, pois é possível implementá-los na camada base do Ethereum (L1), resolvendo o problema de verificação da camada base.
- Leia também: Vitalik Buterin defende sistemas de segurança mais amigáveis para carteiras de criptomoedas
Ethereum
Buterin descreveu várias maneiras pelas quais os zk-EVMs poderiam ser implantados na rede Ethereum, juntamente com seus desafios.
Ele menciona a possibilidade de fazer a camada base funcionar como uma câmara de compensação para protocolos L2, embora isso possa tornar os protocolos baseados em L1 economicamente inviáveis e aumentar as taxas de transação.
A segunda opção seria criar um tipo 1 zk-EVM para verificar a execução do EVM de um bloco L1 Ethereum, mas há desafios a serem superados.
Buterin acredita que, com as tecnologias de zk-EVMs instaladas, o futuro da Ethereum parece brilhante. Os blocos Ethereum seriam menores, qualquer pessoa poderia executar um nó de verificação completo em seu laptop ou telefone, e tudo isso preservaria os benefícios da filosofia multicliente da Ethereum.