Volume de negociação de NFTs no Ethereum cai 90% em relação ao pico

Share

nft-nfts

O mercado de tokens não fungíveis (NFTs) e aplicações play-to-earn (P2E) registrou grandes perdas mesmo com o preço do Bitcoin e Ethereum recuperando parte de seu valor.

Dados revelaram que o volume de negociação de NFTs na rede Ethereum caiu impressionantes 90% em relação ao seu auge.

Segundo informações publicados pela Sealaunch, um time de pesquisadores de dados sobre NFTs, o volume agregado de negociações nos principais mercados caiu de US$ 5.1 bilhões para US$ 568.5 milhões em julho de 2023. Este foi o pior mês para os NFTs no Ethereum desde o colapso do FTX em novembro do ano passado.

Além disso, o número de usuários únicos de NFT caiu para 107 mil, um recorde de baixa nos últimos anos. Nos últimos 12 meses, este número despencou mais de 66%.

O número de endereços independentes para transações mensais na OpenSea também caiu para 64,6 mil, ficando abaixo das mínimas dos últimos dois anos. O número agregado de vendas de NFT perdeu 82% do pico registrado em fevereiro de 2022.

NFTs no Ethereum

Projetos associados ao metaverso foram ainda mais atingidos, com mais de 95% de perda na capitalização de seus tokens.

Entretanto, nem todas as notícias são ruins. Para alguns novos atores do mercado, a recessão resultou na conquista de uma posição dominante. O projeto Blur (BLUR), que ganhou destaque com seu airdrop, substituiu a líder anterior, OpenSea, em vários indicadores.

Em julho de 2023, por exemplo, o volume de negociações do Blur ultrapassou o da OpenSea em 300%. No primeiro trimestre de 2023, o Blur superou a OpenSea até mesmo em número de vendas de NFT.

O Blur alcançou todas essas conquistas prestando serviços para uma base de usuários três vezes menor que a OpenSea, observaram os pesquisadores. Eles apontaram ainda que este cenário apresenta um desafio para a indústria de NFTs e sua recuperação ainda é incerta.

“Enquanto alguns atores estão ganhando terreno, outros estão passando por tempos difíceis. O futuro do mercado de NFTs ainda é incerto, mas uma coisa é certa: a volatilidade é a única constante neste mercado emergente”, destaca a pesquisa.

.

  • 5 de Agosto, 2023