WazirX divulga plano de reembolso e dá escolha a clientes: receber agora ou em 2030
A exchange indiana WazirX ofereceu duas opções de reembolso aos seus clientes. Na primeira, eles poderão receber as primeiras devoluções a partir de abril deste ano. Mas, caso não aceitem o acordo, terão que optar pela segunda alternativa: estender o processo pelo menos até 2030.
Essa escolha faz parte de esquema de votação agendado para as próximas semanas. A primeira opção faz parte do plano de reembolso da exchange que já está sob a mesa. Para que ela seja aprovada, 75% dos clientes precisam aderir ao plano.
Caso esta maioria aceite, o plano entra em vigor em abril de 2025. A exchange também vai retomar as operações de negociação, com pagamentos iniciais prometidos dentro de 10 dias úteis após o início do plano.
A WazirX sofreu um dos maiores ataques hackers de 2024, quando perdeu US$ 230 milhões em criptomoedas no mês de julho. Ela paralisou as atividades e suspendeu saques, deixando centenas de clientes com suas criptomoedas presas na plataforma.
Retorno e lançamento de DEX
Parte do plano de reembolso consiste no lançamento de uma exchange descentralizada (DEX), emissão de tokens de recuperação e uma recompra periódica desses tokens. De acordo com a WazirX, os lucros da plataforma se destinariam às compras dos futuros tokens.
O processo pode ser menos favorável para os credores devido a atrasos e redução do valor dos ativos, observou a WazirX em sua postagem. Mas é uma opção mais rápida do que a alternativa, que envolve a falência completa da exchange
Caso a maioria dos credores não aprove o plano de reestruturação, então o processo avançaria para a liquidação sob a seção 301 do Singapore Companies Act. Ou seja, a WazirX declararia falência completa e a justiça de Singapura liquidaria todos os ativos em posse da plataforma.
Neste caso, o dinheiro arrecadado iria totalmente para o reembolso dos credores. Mas eles poderiam receber menos caso as vendas dos ativos ocorra a um preço mais baixo do que eles estavam antes. E o processo demoraria mais, estendendo os prazos de pagamento até 2030.
Entenda o caso da WazirX
A WazirX, já foi a maior bolsa de criptomoedas da Índia, mas sofreu um ataque do grupo de hackers norte-coreanos Lazarus em julho de 2024. O ataque causou a perda de US$ 230 milhões em Ether (ETH) e outras criptomoedas.
O hacker lavou todos os fundos roubados para vários endereços usando o Tornado Cash para ocultar as transações, diminuindo ainda mais as esperanças de uma recuperação total. A WazirX chegou a liberar parte dos saques, mas apenas em rúpias indianas – dinheiro que escapou das mãos dos hackers.
A WazirX, ainda se recuperando dos danos financeiros e de reputação, trabalhou para recuperar os fundos com sucesso limitado. Houve o congelamento de alguns fundos roubados, mas a maior parte das criptomoedas segue nas mãos dos hackers.
Depois do ataque, a exchange entrou com um pedido de moratória nos tribunais de Cingapura e recebeu aprovação judicial para um plano de reestruturação em janeiro para recuperação de credores, evitando a liquidação total.
O post WazirX divulga plano de reembolso e dá escolha a clientes: receber agora ou em 2030 apareceu primeiro em CriptoFacil.