Web Summit Rio: 20.000 pessoas se reúnem no maior evento de tecnologia e inovação do mundo
Entre os dias 1º e 4 de maio, a cidade do Rio de Janeiro recebe o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit. O evento internacional reúne mais de 20.000 pessoas entre representantes de startups de tecnologia e potenciais investidores de 91 países.
Entre outros assuntos com foco em tecnologia e inovação, o evento abordará criptomoedas, tecnologia blockchain, NFTs, bem como a Web3 de modo geral. O cofundador do CriptoFácil, Paulo Aragão, participará de dois painéis no evento nos dias 3 e 4 de maio.
O Web Summit Rio 2023 acontece no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, e conta com mais de 100 horas de palestras, masterclasses e sessões de networking. Além disso, o palco principal do evento está sendo transmitido ao vivo gratuitamente no YouTube.
Web Summit Rio
De acordo com a organização do evento, os setores mais representados entre as startups são soluções de software empresarial, de fintech e de educação. A escolha do Brasil para sediar o evento tem a ver com o avanço do ecossistema de startups no país. Conforme dados do PitchBook, no primeiro trimestre de 2023, o ecossistema de startups do Brasil registrou 139 negócios no valor total de US$ 177,9 milhões em financiamento.
Dessa forma, o Brasil assumiu a liderança na América Latina, superando o México em número de negócios e em financiamento. Além disso, o Rio de Janeiro sozinho superou toda a Argentina em termos de fluxo de negócios.
A organização do Web Summit Rio destacou ainda que o setor de startups do Brasil está mostrando sinais de resiliência e de crescimento, tornando-se um mercado atraente para capitalistas de risco e destacando a importância do país como um importante player para o segmento de startups em toda a América Latina.
Participam do evento cerca de 400 palestrantes. Entre eles estão o fundador e CEO do Nubank, David Vélez; a presidente da Signal, Meredith Whittaker; a cientista chefe de decisões do Google, Cássia Kozyrkov; e o CEO do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, entre outros.
Do setor de criptomoedas, marcam presença nos painéis, o cofundador do CriptoFácil, Paulo Aragão; o CEO Mercado Bitcoin, Reinaldo Rabelo; o cofundador da Animoca Brands, Yat Siu; o cofundador e CEO do The Sandbox, Arthur Madrid; o CEO da Hshdex, Marcelo Sampaio, entre vários outros.
CriptoFácil no Web Summit Rio
No dia 3 de maio, às 11h40, Aragão participará do painel “Can crypto come back from the dead?” (ou “as criptomoedas podem voltar dos mortos?”, em português). A sessão vai abordar a crença de que um sistema financeiro baseado em blockchain é mais acessível e mais privado do que o sistema bancário tradicional.
O cofundador do CriptoFácil também marcará presença no painel “Stack up the blocks for a borderless economy” (ou “empilhe os blocos para uma economia sem fronteiras”) que ocorrerá no dia 4 de maio, às 14h50, e vai falar sobre finanças descentralizadas (DeFi) e Web3.
- Leia também: Queda do Bitcoin liquidou mais de R$ 500 milhões