Wyoming pode ser o primeiro estado dos EUA a emitir stablecoin oficial
Enquanto a Casa Branca e a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) pressionam empresas de criptomoedas, o estado de Wyoming está preparando sua própria stablecoin.
O governador republicano do estado, Mark Gordon, assinou o Wyoming Stable Token Act, que permite a criação de uma comissão especializada em stablecoin com autoridade para emiti-los e gerenciá-los, desafiando a supremacia do Governo Federal na gestão da moeda nacional.
O projeto de lei também propõe o uso de um orçamento administrativo de US$ 500.000 para gerenciar o projeto.
Antes de começar a cunhar quaisquer tokens, Gordon aconselhou que a comissão de stablecoin fosse devidamente configurada, com a análise de qualificações de administradores executivos, pessoal necessário e suas responsabilidades e outras considerações financeiras.
A ideia foi proposta pela primeira vez no ano passado, mas foi interrompida após Gordon exercer seu poder de veto. O governador afirmou estar preocupado com o fato de que nem todas as partes interessadas haviam sido consultadas e que não havia tempo suficiente para considerar o impacto potencial.
Stablecoin
“A inovação nem sempre espera pelo perfeito, ao contrário, ela surge, é refinada e, eventualmente, se estabelece. Ainda assim, os pioneiros nem sempre são recompensados. Eles são, no entanto, vitais para o progresso.”, declarou o estado.
No entanto, a legislação foi aprimorada e melhorias suficientes foram feitas na legislação para que o Wyoming Stable Token Act se tornasse lei sem a assinatura de Gordon.
Wyoming é conhecido por ser um estado amigável para empresas de criptomoedas, investidores e DAOs, o que poderia torná-lo um modelo no território da stablecoin.
O desenvolvimento da stablecoin do estado ocorre em um momento em que duas criptomoedas apoiadas por cidades – MiamiCoin e NYC Coin – foram efetivamente extintas.
Embora não fossem tokens atrelados ao dólar, a principal corretora que os listou, OKX, suspendeu suas negociações no início deste mês, alegando liquidez limitada e possível manipulação de preços.