FBI encerra investigação contra fundador da Kraken
Após pouco mais de dois anos, o FBI aparentemente encerrou sua investigação contra Jesse Powell, fundador da exchange de criptomoedas Kraken. Essa investigação estava aberta desde julho de 2023, mas não tinha relação com a exchange, nem mesmo com o setor de criptomoedas.
De acordo com matéria do CriptoFácil da época, o FBI acusou Powell de invadir o site de uma Organização sem Fins Lucrativos que ele mesmo criou. Na época, o grupo alegou que Powell invadiu o site da organização, chamada Verge Center for the Arts, e impediu que eles tivessem acesso a e-mails e fez o bloqueio de outras contas.
No entanto, Powell sempre negou que cometeu o crime e disse que não bloqueou nenhum acesso da organização. O FBI chegou a confiscar o celular e o laptop do fundador da Kraken, mas o departamento de Justiça dos EUA encerrou a ação. Com isso, o FBI também encerrou seu processo e devolveu os itens confiscados de Powell, de acordo com matéria da Fortune.

Entenda o caso
Em 2023, o fundador da Kraken foi acusado de supostamente hackear e perseguir a Verge por causa de uma disputa administrativa. Os eventos atingiram o ápice depois que o FBI invadiu a casa de Powell e apreendeu dezenas de celulares e laptops como parte de suas investigações.
No ano passado, Powell entrou com uma ação civil contra a Verge. De acordo com a sua defesa, as partes discutiam sobre o acesso às contas do Slack e do Google e não houve invasão.
Na época, Powell revelou em seu processo que não perseguiu a organização nem limitou o acesso a contas. Ele afirmou que o executivo da Verge agiu para removê-lo do conselho sem aviso prévio.
Agora, o Departamento de Justiça encerrou sua investigação e devolveu os dispositivos apreendidos a Powell. Além disso, um processo indica que os dispositivos contêm provas que sustentam a versão de Powell dos eventos. O executivo deixou o cargo de CEO da Kraken em 2022, um ano antes do caso.
“A operação do FBI em minha casa foi devastadora tanto pessoal quanto profissionalmente”, disse Powell. “Ainda é chocante que a operação tenha se baseado em acusações infundadas do Verge Center for Arts contra mim.”
Não está claro se os dispositivos apreendidos no momento da operação armazenavam Bitcoin ou outras criptomoedas. Na época da operação, o preço do Bitcoin valia cerca de US$ 23.000, mas desde então ele se valorizou quase cinco vezes.
Apesar da investigação, a Kraken continuou a revelar novas inovações em produtos enquanto mirava um IPO. Com a mudança de governo nos Estados Unidos, a exchange voltou a ampliar suas operações, relançando os serviços de staking e liberando a compra e venda de ações tokenizadas em sua plataforma.
O post FBI encerra investigação contra fundador da Kraken apareceu primeiro em CriptoFacil.